Lisboa, 16 out 2018 (Ecclesia) – O seminário dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), em Alfragide, convida “a fazer da missão uma ação” e vai dinamizar uma vigília e Tarde Missionária, este sábado e domingo, 20 e 21 de outubro.

“Em mês e ano missionário somos todos desafiados a fazer da missão uma razão da nossa existência”, realça uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

‘Juntamente com os jovens levemos o Evangelho a todos’ é o tema do evento que começa com uma vigília das missões, às 21h00 deste sábado, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, no Patriarcado de Lisboa.

Já no Dia Mundial das Missões 2018, 21 de outubro, os Dehonianos vão promover uma tarde com “mensagem, testemunhos, Missa, lanche e convívio”, a partir das 15h00.

“Conhecer vários projectos missionários e a experimentar como é bom sentirmo-nos missionários mesmo que não saiamos do nosso território, a exemplo do nosso fundador, Padre Leão Dehon, que se sentia missionário sempre que enviava um missionário em missão Ad gentes”, é a proposta para este domingo, acrescenta Tiago da Eira Pereira, no sítio online da congregação.

As dioceses católicas em Portugal estão a viver um Ano Missionário especial, entre este mês e outubro de 2019, convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa com a Nota Pastoral ‘Todos, Tudo e Sempre em Missão’, respondendo a uma iniciativa do Papa Francisco que anunciou um “mês missionário extraordinário” para outubro de 2019.

Outubro é também mariano, por isso, há ‘Terço no seminário’ todas as terças e quintas-feiras, às 21h00.

Os Dehonianos informam ainda que vão promover uma manhã de retiro, entre as 09h30 e as 13h00, no primeiro sábado de novembro, dia 3, no seminário de Alfragide.

Os Sacerdotes do Coração de Jesus estão em Portugal há mais de 70 anos, celebraram 50 anos da criação desta província a 27 de dezembro de 2016, e o seu carisma tem-se desenvolvido fundamentalmente no desenvolvimento da pastoral das paróquias, da pastoral espiritual, da pastoral vocacional; na educação e no ensino.

CB/PR

Partilhar:
Share