Cerimónias de sábado no Santuário de Vila Viçosa contam com a presença do presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa

Évora, 07 dez 2018 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Évora vai assinalar este sábado a solenidade da Imaculada Conceição, no Santuário de Vila Viçosa, com uma Eucaristia que contará com a presença de familiares das vítimas da derrocada de 19 de novembro em Borba.

De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Missa será presidida pelo bispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, e contará com a presença do presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

No dia da sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Católica local presta uma nova homenagem às vítimas da tragédia ocorrida na Estrada Municipal 255, entre Borba e Vila Viçosa, em que a derrocada de parte da via para dentro de uma pedreira provocou a morte a cinco pessoas.

Duas das vítimas são trabalhadores que estavam a laborar na altura da derrocada, Gualdino Pita, de 49 anos, e João António Xavier, de 58 anos.

Quanto aos outros três corpos resgatados dos escombros, tratam-se de três homens que seguiam de automóvel e estavam a passar por aquele troço quando a estrada abateu: Fortunato Ruivo, 85 anos, José Rocha, de 53 anos, e Carlos Lourenço, de 37 anos.

Devido à complexidade das operações no terreno, o processo de resgate dos corpos das vítimas, coordenado pela Autoridade Nacional da Proteção Civil, só foi concluído no dia 1 de dezembro.

Este sábado, a Arquidiocese de Évora convida as comunidades a viverem a solenidade da Imaculada Conceição em oração pelos que tombaram na tragédia da Estrada 255, em conjunto com os seus familiares e amigos.

As cerimónias no Santuário de Vila Viçosa têm início marcado para as 9h30, com o acolhimento aos peregrinos e com a recitação do Terço, que estará a cargo das Confrarias de Nossa Senhora da Conceição.

A partir das 10h30 será celebrada a Missa solene, presidida por D. Francisco Senra Coelho, e que terá transmissão em direto na RTP 1 e RTP Internacional.

O programa do dia da solenidade da Imaculada Conceição da Arquidiocese de Évora prossegue da parte da tarde deste sábado, pelas 14h30, com a recitação do Rosário a cargo da Mesa das Confrarias de Nossa Senhora da Conceição, seguida, pelas 15h00, de procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas de Vila Viçosa.

Um momento que contará com a participação de D. Duarte Pio, Duque de Bragança, e sua família.

As celebrações terminarão com a Eucaristia da tarde, na Sé de Évora, também presidida por D. Francisco Senra Coelho, momento que será ainda marcado pelo lançamento da campanha ’10 Milhões de Estrelas’ uma iniciativa de Natal da Cáritas Portuguesa que todos os anos reverte a favor das populações mais carenciadas, em Portugal e em todo o mundo.

A Arquidiocese de Évora recorda as comunidades que poderão levar para esta Missa uma imagem do Menino Jesus para ser abençoada e depois colocada no presépio de casa; será ainda distribuída nessa mesma ocasião, a cada participante, uma pagela com uma oração para a noite de Natal, antes do ato final de Consagração e do encerramento, pelas 18h30.

A Imaculada Conceição é a padroeira da Arquidiocese de Évora e uma das principais solenidades do calendário litúrgico da Igreja Católica.

Recorde-se que D. João IV coroou a Imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como Rainha de Portugal nas cortes de 1646.

Para a Arquidiocese de Évora, o dia 8 de Dezembro transcende o “Dia Santo” dos Católicos e engloba indubitavelmente a comemoração da Independência de Portugal, que o dia 1 de Dezembro retoma.

“O feriado do dia 8 de Dezembro é religioso, mas é também celebrativo da cultura, da tradição e da espiritualidade da alma e da identidade do povo português”, lembra a nota da arquidiocese alentejana, enviada hoje à Agência ECCLESIA.

JCP

Partilhar:
Share