«O dever de sentar» foi a dinâmica proposta a todos os participantes no Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora

Fátima, 19 jul 2018 (Ecclesia) – O Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora realizou hoje a dinâmica de diálogo em casal “O dever de sentar”, com os mais de 4000 casais participantes a preencher o recinto do Santuário de Fátima.

“Fazemos isto uma vez por mês para dizermos ao outro o que aconteceu de bom e menos bom”, referiu em declarações à Agência ECCLESIA o casal Ferreirinha.

Foto Agência ECCLESIA/MC

Casados há 42 anos, Maurício e Fernanda Ferreirinha defendem a necessidade de dialogar em casal para “superar os momentos melhores e piores que a vida dá”.

“Embora façamos isto com alguma regularidade, aqui tem outro sentido”, acrescenta o casal português que participa no Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora.

“Este é um encontro a três: o casal e Deus no meio. É uma maneira de não nos agredirmos para dizer as coisas que não são tão boas e o outro também tem outra maneira de escutar”, indicou Fernanda Ferreirinha.

“As pessoas quando se casam pensam que é tudo um mar de rosas. E às vezes não é! E é preciso saber dar a volta nessas alturas”, acrescentou Maurício Ferreirinha

Membros das Equipas de Nossa senhora há 34 anos, o casal Ferreirinha refere que foram aprendendo a dialogar, a escutar o outro e a corrigirem-se “aos poucos”.

As Equipas de Nossa Senhora estão a realizar em Fátima o seu XII Encontro Internacional, com mais de oito mil participantes de 75 países.

Foto Agência ECCLESIA/MC

‘Reconciliação, sinal de amor’ é o tema do encontro internacional, cujo programa propõe manhãs de reflexão e tardes de participação em atividades de grupos.

As Equipas de Nossa Senhora são um movimento para casais, que cultiva a espiritualidade e a santificação do casal, fundado pelo padre francês Henri Caffarel, cuja causa de canonização está a decorrer, em Roma.

Cada equipa é composta por cerca de seis ou sete casais e um conselheiro espiritual, reunindo-se uma vez por mês num encontro que inclui refeição, oração, momentos de partilha e discussão de um tema.

HM/PR

Equipas de Nossa Senhora: Casais destacam projeto que «é uma ajuda para a comunicação no matrimónio e na família»

 

Partilhar:
Share