D. Manuel Pelino celebra este ano 30 anos de ordenação episcopal

Fátima, 12 jun 2018 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima informou que o bispo emérito de Santarém, D. Manuel Pelino, vai presidir à peregrinação internacional aniversária de junho à Cova da Iria, hoje e esta quarta-feira.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o santuário mariano assinala que a celebração tem como tema ‘Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima’ e pretende “a consciência do dom recebido, iniciativa gratuita e amorosa de Deus”.

Do programa celebrativo da segunda Peregrinação Internacional Aniversária do ano pastoral 2017-2018 destaca-se a abertura hoje, às 18h30, na Capelinha das Aparições e o Rosário a partir das 21h30, seguido da Procissão das Velas e Missa da Vigília, no Recinto de Oração.

Já esta quarta-feira, o Rosário é às 9h00 e a Missa Internacional uma hora depois, terminando com a Procissão do Adeus.

O comunicado realça que todas as celebrações vão ser transmitidas em direto, no sítio na internet – www.fatima.pt.

O Santuário de Fátima convidou para presidir à peregrinação o bispo emérito de Santarém (janeiro de 1998 – outubro de 2017), D. Manuel Pelino, que está a celebrar 30 anos de ordenação episcopal.

Em 2016, o prelado atingiu a idade prevista para a resignação (75 anos) pelo Direito Canónico e ainda ficou mais um ano à frente da diocese escalabitana, sendo sucedido por D. José Traquina.

D. Manuel Pelino nasceu a 7 de outubro de 1941, na Lentisqueira (Diocese de Coimbra), foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1965 e o Papa São João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar do Porto em dezembro de 1987; a ordenação episcopal aconteceu a 13 de março de 1988 em Coimbra.

CB/OC

Partilhar:
Share