Reitor dirige convite à comunidade surda

Fátima, 29 mar 2018 (Ecclesia) – As celebrações do Tríduo Pascal no Santuário de Fátima vão ser interpretadas, pela primeira vez, em língua gestual portuguesa (LGP), anunciou a instituição católica.

“Queremos convidar toda a comunidade surda a vir celebrar connosco este momento festivo da Pascoa do Senhor”, refere o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, num vídeo dirigido àquela comunidade.

O sacerdote sublinha a importância da vivência do Tríduo Pascal enquanto momento celebrativo que conduz à “vivência da Páscoa de Jesus Cristo”.

As celebrações do Tríduo Pascal com interpretação em LGP, na Basílica da Santíssima Trindade, serão a Missa vespertina da Ceia do Senhor, às 18h00 desta Quinta-feira Santa; a celebração da Morte do Senhor, às 15h00 de Sexta-feira Santa; e a Vigília Pascal, às 22h00 de Sábado Santo.

No domingo de Páscoa, a comunidade surda pode participar na Missa dominical às 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, acrescenta uma nota do Santuário de Fátima enviada à Agência ECCLESIA.

O comunicado do Santuário de Fátima explica que esta decisão “integra um esforço que o Santuário tem vindo a assumir para melhorar as condições aos peregrinos que o visitam, concretamente na resposta de que precisam aqueles que têm especiais necessidades de inclusão e acessibilidade”.

Desde 2013, a Eucaristia dominical das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, tem vindo a ser interpretada em LGP por uma equipa de 12 elementos.

Em 2017, as celebrações da peregrinação aniversária de maio, presididas pelo Papa Francisco, também foram interpretadas em LGP.

OC

Partilhar:
Share