Fátima, 27 dez 2018 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai dinamizar o ciclo de conferências ‘Encontros na Basílica’ 2019, que visa aprofundar o tema do atual ano pastoral ‘Dar graças por peregrinar em Igreja’, em cinco palestras, ao domingo, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o santuário mariano informa que o vigário-geral da Diocese de Leiria-Fátima é o primeiro convidado do novo ciclo, a 13 de janeiro de 2019, a partir das 15h30.

O padre Jorge Guarda vai falar sobre o tema ‘a comunidade cristã, Povo de Deus em caminho’, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e vai apresentar a Igreja a partir das imagens de “Maria, casa, comunidade e povo peregrino” para evidenciar que “não se é cristão sozinho” e mostrar os santuários “como espaços de experiência da Igreja”.

As sessões dos ‘Encontros na Basílica’ são de entrada livre e cada momento formativo e informativo conta também com um recital de música que no início de 2019 é da responsabilidade do Coro de Câmara de São João da Madeira, com a direção de Joana Castro.

O Santuário de Fátima informa que para o atual ano pastoral 2018/2019 estão previstas mais quatro palestras: ‘O acolhimento: carisma e tarefa da Igreja’, pelo vice-reitor do santuário, o padre Vítor Coutinho, a 10 de março; o reitor do santuário padre Carlos Cabecinhas apresenta ‘O Santuário como lugar de celebração e vivência da fé’, a 2 de junho.

A reflexão regressa com o tema ‘Francisco Marto, peregrinação interior’ com o teólogo Pedro Valinho Gomes, a 8 de setembro; e o ciclo termina com o padre José Nuno Silva, responsável pela pastoral da mensagem de Fátima, que vai falar sobre ‘Fátima lugar da fragilidade – doença e pecado’, a 10 de novembro.

O comunicado contextualiza que o ciclo ‘Encontros na Basílica’ são uma proposta de reflexão sobre Fátima que o Santuário está a dinamizar durante o atual triénio (2017-2020) que tem como tema genérico ‘Tempo de graça e misericórdia’.

‘Tempo de graça e misericórdia: Dar graças por peregrinar em Igreja’ é o tema do ano pastoral 2018/2019 que o Santuário de Fátima está a viver desde 2 de dezembro.

CB/OC

Partilhar:
Share