Projeto quer ajudar na descoberta da Mensagem de Fátima «pela reflexão e experiência»

Fátima, 21 fev 2018 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai promover em março um conjunto de encontros de espiritualidade para aposentados, proposta que surge no âmbito do programa da Escola do Santuário, “um projeto de descoberta da Mensagem de Fátima pela reflexão e experiência”.

A formação é apresentada em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA como uma “oportunidade para aprofundar o conhecimento do significado do acontecimento Fátima, nos dramas do século XX e do novo milénio”.

As inscrições encontram-se abertas e a formação decorre em três turnos: de 5 a 8 de março; de 12 a 15; e de 19 a 22 do mesmo mês.

“A partir do tema ‘Aqui está o meu caminho’, inspirado no escrito ‘Como vejo a Mensagem através dos tempos e dos acontecimentos’, da Irmã Lúcia, será feita, em cada Encontro de Espiritualidade para Aposentados, uma releitura do século passado, suas memórias e dramas, apresentando um olhar de esperança realista sobre o século XXI”, acrescenta o comunicado.

Durante o encontro, estão previstas visitas a vários locais relacionados com o acontecimento das Aparições.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e sujeitas a confirmação; o programa completo está disponível online.

O Departamento da Pastoral da Mensagem de Fátima, que o Santuário mariano criou, está apostado em, mais do que conhecimentos teológicos e doutrinais, oferecer a vivência da espiritualidade.

“O Santuário é um espaço para a experiência de Deus. Cada itinerário inclui a integração dos diferentes espaços, incorpora os seus elementos artísticos, para que cada proposta seja uma verdadeira presença de Deus através das suas muitas formas de manifestação, inclusive da beleza”, apresenta à Agência ECCLESIA, o padre José Nuno Silva, responsável pelo departamento.

O objetivo é que quem participa nestes encontros possa ser “mais capaz de viver uma espiritualidade cristã e eclesial, a partir das coordenadas que a mensagem de Fátima oferece”, integrando a doutrina e partindo das muitas experiências que o local oferece.

O responsável justifica a realização de três encontros, em março, especificamente para aposentados: “Há um novo grupo social, as pessoas que se aposentam estando no pleno uso das suas capacidades e com vontade de progredir espiritualmente. A elas queremos oferecer o que a mensagem e Fátima tem para lhe oferecer nesta nova etapa”.

A pastoral intergeracional, que quer traduzir a mensagem de Fátima para as diferentes gerações e a promoção do diálogo entre diversas etapas da vida é outra aposta do Departamento da pastoral da Mensagem de Fátima.

HM/LS/OC

Partilhar:
Share