D. Manuel Felício recorda no âmbito da Semana dos Seminários os dados «preocupantes» que existem a este nível na região e no país

Guarda, 09 nov 2018 (Ecclesia) – O bispo da Guarda desafiou as comunidades, famílias e membros do clero da diocese a um empenho redobrado na deteção e acompanhamento de novas vocações para o serviço da Igreja Católica.

Numa nota pastoral enviada hoje à Agência ECCLESIA, inserida na Semana dos Seminários que começa este domingo (dia 11 de novembro), D. Manuel Felício pede “oração intensa pelas vocações sacerdotais” mas sobretudo uma maior atenção na “identificação de adolescentes e jovens com perfil para poderem ser acompanhados em Seminário ou Pré-Seminário”.

Aquele responsável católico lembra os tempos “preocupantes” que a Igreja Católica atravessa, na diocese e no país, em termos de vocações.

No que toca à Diocese da Guarda, ela conta atualmente com “um diácono recentemente ordenado”, que deverá ser consagrado como sacerdote “em junho do próximo ano”.

Em percurso vocacional estão também “dois seminaristas no Seminário Maior Interdiocesano” e outros “dois que, fora do Seminário, procuram ultimar o seu currículo em Teologia, o que ainda não conseguiram”, realça D. Manuel Felício.

Em ambiente de Pré-Seminário, ou seja, naquela que é a primeira etapa de discernimento vocacional, encontram-se neste momento “três candidatos” que se prosseguirem a sua caminhada deverão entrar no Seminário Maior em setembro de 2019.

Para o bispo da Guarda, tendo em conta as necessidades de uma diocese com mais de 250 mil habitantes e 6 mil quilómetros de área, os dados relativos ao número de vocações nos Seminários da região “não dão esperança” relativamente ao futuro.

Nem tão pouco indicam que “as novas gerações de sacerdotes possam substituir aqueles que terminam o seu serviço sacerdotal à Igreja”, acrescenta D. Manuel Felício que, no entanto, não atira a toalha ao chão.

“Estes números constituem também forte apelo ao empenhamento de todos nós, Igreja Diocesana, na promoção as vocações sacerdotais”, salienta o bispo, numa nota partilhada pelo jornal ‘A Guarda’.

A edição deste ano da Semana dos Seminários, que vai decorrer entre 11 e 18 de novembro, tem como tema ‘Formar discípulos missionários’.

JCP

Partilhar:
Share