Recoleção do Clero de início da Quaresma inclui agenda diocesana

Guarda, 16 fev 2018 (Ecclesia) – O bispo da Guarda vai presidir hoje ao Conselho Presbiteral e da agenda destaca-se a “apresentação do relatório de contas” da diocese e informações quanto ao acompanhamento das famílias.

No comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Diocese da Guarda informa que o Conselho Presbiteral vai ter informações sobre o processo de receção da Assembleia Diocesana e “orientações” dos Bispos do Centro quanto ao acompanhamento das famílias.

Da agenda assinala-se também a assinatura do auto de posse dos membros do conselho para o novo mandato, a eleição do secretariado permanente e a apresentação do relatório de contas.

A mensagem para a Quaresma do bispo diocesano e a renúncia quaresmal, que tem duas finalidades, são outros assuntos que vão estar em análise no próximo Conselho Presbiteral da Guarda, no seminário diocesano.

O novo tempo litúrgico que a Igreja começa a viver hoje com a celebração de Quarta-feira de Cinzas, é um período marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

Neste contexto, o bispo da Guarda e o clero vão viver um dia de recoleção pelo início da Quaresma, entre as 10h00 e as 16h00, da próxima segunda-feira, também no seminário.

Segundo o programa a manhã é de oração e celebração da reconciliação e, após o almoço, vai ser apresentada a conferência ‘A Quaresma: um percurso de renovação pessoal e comunitária, na companhia da Palavra de Deus’.

Para orientar a recoleção do Clero, a Diocese da Guarda convidou o padre António Joaquim Rodrigues Magalhães, sacerdote do presbitério de Bragança-Miranda, professor na Faculdade de Teologia de Braga e membro da Equipa Formadora do Seminário Maior Interdiocesano também em Braga.

Depois, D. Manuel Felício vai participar no retiro do episcopado português em Fátima, entre 19 e 23 de fevereiro, e que este ano vai ser orientado pelo superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, o padre Adelino Ascenso.

CB/OC

Partilhar:
Share