Guarda: Paróquia de Seia celebra aniversário de Igreja Matriz com programa cultural

A sede do arciprestado quer “acolher bem” todos os que ali chegam

Seia, 13 out 2018 (Ecclesia) – A paróquia de Seia, na diocese da Guarda, está em festa pela comemoração dos 10 anos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e dos 175 anos da Igreja Matriz, como se lê no site da diocese.

“Sendo a Igreja Matriz, com as suas duas torres, situada na zona do castelo, o grande ex-libris da cidade de Seia, esta comemoração tem vindo a suscitar não só o interesse dos paroquianos e dos movimentos e serviços da paróquia, mas também das entidades locais, nomeadamente a Câmara Municipal de Seia e a Junta de Freguesia de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, que mostraram vontade de dar um apoio efectivo”, explica o pároco de Seia, padre Joaquim Pinheiro.

As comemorações integram, este sábado, uma palestra “História e arte da Igreja Matriz”, por Fátima Eusébio, pelas 16h, uma apresentação de Serigrafia, por Mário Rui Gouveia, pelas 18h, seguida de uma visita às Torres e Relógio Mecânico.

Destaque ainda para a missa deste sábado, presidida pelo bispo diocesano, D. Manuel Felício, pelas 19h, na Igreja Matriz. A festa prolonga-se ainda este domingo com missa presidida pelo pároco anterior de Seia e um concerto de encerramento pelo Orfeão de Seia.

“Devido às mudanças socio-económico-culturais, que são consequentes para a vida da Igreja, Seia, em virtude de ser a sede do arciprestado, irá assumir, nos anos próximos, uma centralidade pastoral maior. As razões da fé farão com que mais pessoas venham a Seia”, explicou o pároco.

Com estas comemorações o padre Joaquim Pinheiro reforçou ainda que a paróquia já “dispõe de espaços amplos e dignos para a celebração da fé” mas que prosseguirá com o esforço de os melhorar para “acolher bem os que nos procuram”.

SN

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top