D. Manuel Linda foi acolhido este domingo na diocese (C/vídeo)

Foto Diocese do Porto/JLC – D. Manuel Linda, entrada na Diocese do Porto

Porto 15 abr 2018 (Ecclesia) – O clero da Diocese do Porto ouvido pela Agência ECCLESIA disse que o novo bispo diocesano é próximo, determinado e considera que D. Manuel Linda vai “ter um papel muito importante” num “tempo de mudança” na Igreja Católica.

O padre Jorge Teixeira da Cunha, professor na Faculdade de Teologia da UCP, lembrou o facto de D. Manuel Linda estar ligado ao polo da Foz da Católica, primeiro como estudante e agora como docente, e disse que o novo bispo do Porto vai “ter um papel muito importante” no “tempo de mudança” que a Igreja Católica vive.

“O Porto precisa o que precisam todas as dioceses, de afervorar a fé, aparecer no nosso mundo como uma tenda de campanha, capaz de reabrir a porta da esperança que a Igreja é, oferecer o perdão, a vida na sua profundidade a todos os que nos buscam, neste tempo de mudança que estamos a passar, de uma fé mais institucionalizada a mais personalizada”, afirmou o padre Jorge Teixeira da Cunha.

Para o padre José Pedro, secretário do bispo do Porto, a entrada de D. Manuel Linda na diocese é um “momento importante” e sublinhou a “atenção a todos” e a vontade de “incluir todos” no seu trabalho episcopal.

“Estamos aqui para acolher quem está a chegar”, disse o padre José Pedro.

Para o secretário do bispo do Porto desde D. António Francisco dos Santos, falecido repentinamente no dia 11 de setembro de 2017, o antecessor de D. Manuel Linda tinha uma presença “muito próxima”, que vai ser continuada.

O padre Manuel Martins, vicentino, pároco de Paranhos onde D. Manuel Linda colaborava quando passava pelo Porto, recordou “o amigo desde o tempo do seminário” e disse que a diocese tem um “bispo determinado”.

“A Diocese do Porto tem um bispo determinado, que toma uma decisão, que ouve, que tem consciência de ter de ouvir todas as pessoas e sabe o que quer”, sublinhou.

Para o padre Álvaro Rocha, pároco de São João da Madeira, a Diocese do Porto espera que o novo bispo “continue o trabalho” de D. António Francisco e dê “o seu cunho pessoal e a sua sensibilidade” ao projeto pastoral em curso.

D. Manuel Linda foi nomeado bispo do Porto pelo Papa Francisco no último dia 15 de março; a tomada de posse aconteceu no Paço Episcopal do Porto este sábado e a entrada solene foi na Sé diocese, esta tarde, na Missa a que presidiu e que foi concelebrada pelo episcopado português, o clero da diocese e anteriores colaboradores na Diocese de Braga e no Ordinariato Castrense.

PR

Partilhar:
Share