César Maurício Velásquez, jornalista colombiano, projeta próximo Mundial da Rússia

Lisboa, 06 jun 2018 (Ecclesia) – O jornalista César Maurício Velásquez, autor do livro ‘Futebol com Alma’, disse à Agência ECCLESIA que o Papa Francisco tem sido uma voz de referência na defesa do desporto como fonte de “encontro” e respeito pela dignidade humana.

“Há algo muito importante, que o Papa Francisco quis: Que o futebol se transforme num ponto de encontro social, respeitador da dignidade do ser humano”, disse o autor colombiano, que passou por Portugal para apresentar a sua obra, a partir de conversas com o pontífice e com antigos futebolistas como Di Stefano ou Javier Zanetti.

“O Papa Francisco vai passar à história como o Papa que mais tempo teve para reunir-se com futebolistas – foi muito visitado por futebolistas de todo o mundo -, que recebeu camisolas, mais de 100, de todas as equipas do seu país e de outros países”, acrescenta.

Para o especialista, é importante que o futebol, amador ou profissional, saiba gerar “uma humanidade mais pacífica, mais tolerante, mais respeitadora”.

“Que o futebol seja uma oportunidade para refletir sobre a dignidade humana, sobre a importância do futebol como cultura, como uma expressão cultural, social”, deseja, a poucos dias do início do Mundial de Futebol da Rússia.

César Maurício Velásquez sublinha que o próximo Campeonato do Mundo pode ser uma oportunidade para ver, nos vários profissionais, “um ser humano que trabalha, que se esforça, que se sacrifica e que também compete, de forma sã”.

“[Alguém] que sabe ganhar, que sabe perder, que sabe distinguir entre o futebol, como um jogo, uma diversão, e a vida real, com os seus problemas e a suas lutas”, projeta.

O autor refere que o Vaticano e o atual Papa conseguiram encontrar, como demonstra o último documento publicado pelo Vaticano, ‘Dar o melhor de si mesmo’, um “ponto de equilíbrio entre o que é a vida de um desportista e a vida espiritual de um cristão que luta por jogar bem em todos os campos da vida”.

A relação entre Igreja e Desporto vai estar no centro da próxima emissão do programa ‘70×7’ (RTP2), este domingo, pelas 07h30.

OC

Partilhar:
Share