«Athletica Vaticana» foi apresentada oficialmente

Cidade do Vaticano, 10 jan 2019 (Ecclesia) – A Santa Sé apresentou hoje em conferência de imprensa a associação ‘Athletica Vaticana’, o primeiro organismo desportivo do género do Vaticano, apontando a uma futura participação em Jogos Olímpicos.

“No futuro talvez possamos pensar na bandeira do Vaticano [em Jogos Olímpicos], com um pequeno grupo de atletas, como acontece com outros pequenos Estados”, disse o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, à margem da apresentação.

O colaborador do Papa apontou à entada em “competição” do Vaticano em eventos como os Jogos do Mediterrâneo, para apresentar “atletas com qualidades profissionais”.

A equipa da ‘Athletica Vaticana’, composta por cerca de 70 maratonistas funcionários da Santa Sé, fez a sua primeira prova em setembro de 2017, em Roma, na meia-maratona inter-religiosa ‘Via Pacis’.

Uma das iniciativas marcantes deste grupo, agora constituída como associação, foi a adoção de dois refugiados gambianos, Jallow Buba e Musa Barry, em sintonia com a decisão do Comité Olímpico Internacional de criar uma equipa de atletas refugiados.

O organismo desportivo conta com o apoio dos comités Olímpio e Paralímpico da Itália.

Em 2018, o Estado da Cidade do Vaticano esteve na inauguração dos Jogos de Pyeongchang, na Coreia do Sul, a convite do Comité Olímpico Internacional.

JCP/OC

Partilhar:
Share