Igreja: Irmãos de São João de Deus com novo responsável internacional

68.º Capítulo Geral da ordem fundada pelo santo português decorre em Fátima

Fátima, Santarém, 02 nov 2012 (Ecclesia) – A Ordem Hospitaleira de São João de Deus elegeu um novo superior geral durante a reunião magna da congregação religiosa fundada pelo santo português, que está a decorrer em Fátima.

O cargo vai ser assumido pelo religioso espanhol Jésus Etayo Arrondo, de 54 anos, após a eleição de oitenta irmãos de São João de Deus e 20 colaboradores leigos.

“A prioridade da Ordem hoje é continuar a pôr em prática o seu próprio carisma e a missão da hospitalidade: é verdade que já tem 500 anos, mas pensamos que ainda é atual e queremos reforça-lo para o futuro”, disse o responsável, em declarações divulgadas pela Rádio Vaticano.

O 68.º Capítulo Geral é dedicado ao aprofundamento da identidade dos Irmãos de São João de Deus.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os religiosos recordam as palavras do cardeal Eduardo Francisco Pironio (1920-1998), antigo prefeito da Congregação para os Religiosos e Institutos Seculares e cujo processo de beatificação está a decorrer no Vaticano.

O prelado argentino afirmou que cada “Capítulo deve deixar uma sensação de frescura na Igreja, uma boa dose de otimismo pascal” e “ se for bem celebrado”, será “sempre uma oportunidade de “recriação” para cada “instituto”, chamado a “transbordar a sua riqueza espiritual no mundo”.

É este repto que os irmãos hospitaleiros de São João de Deus querem cumprir, para continuarem a sua missão junto de “53 países, através de 311 obras apostólicas” e reforçarem um trabalho na área da assistência social e da saúde que serve “todos os anos uma média de 20 milhões de pessoas”.

A 68ª reunião geral da ordem fundada pelo santo português (1495-1550) vai decorrer até ao dia 9 deste mês, subordinada ao tema ‘A Família de São João de Deus’.

Os Irmãos de São João de Deus prestam serviço junto de todo o tipo de doentes, sobretudo os mais maltratados e excluídos, com o apoio de 40 mil colaboradores, 5 mil voluntários e 300 mil benfeitores.

Em Portugal têm centros de apoio nas regiões de Lisboa, Telhal, Montemor-o-Novo, Areias de Vilar, Barcelos, Angra do Heroísmo, São Miguel e Funchal.

JCP/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top