Igreja/Media: Diocese de Angra dedica jornadas a «comunicar periferias, verdade e esperança»

«É muito importante e muito exigente discutir tema de grande interpelação» – D. João Lavrador

Angra do Heroísmo, Açores, 24 out 2018 (Ecclesia) – O bispo de Angra afirma que o momento atual é uma oportunidade para a Igreja Católica propor uma reflexão sobre como “comunicar histórias concretas, com verdade e a esperança”, como vai acontecer esta sexta-feira, em Ponta Delgada.

“Hoje numa sociedade que põe em causa a verdade e se assume como uma sociedade da pós-verdade é muito importante e muito exigente discutir este tema que é, para nós e julgo que para todos, de uma grande interpelação”, disse D. João Lavrador.

‘Comunicar periferias, verdade e esperança’ é o tema da quarta Jornada de Comunicação que a Diocese de Angra promove esta sexta-feira, 26 de outubro, no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada.

O bispo diocesano afirma que é um debate “muito oportuno na sociedade”, sobretudo, para quem têm que comunicar nos meios de comunicação social “é certamente um momento de grande partilha”.

“Gostaria que juntos pudéssemos encontrar os caminhos de uma melhor comunicação”, acrescentou em declarações ao programa de Rádio Igreja Açores.

A Jornada Diocesana de Comunicação do Arquipélago dos Açores é aberta ao público em geral e o programa começa às 10h00, com a presença de D. João Lavrador e do diretor do Serviço Diocesano da Pastoral das Comunicações Sociais, cónego Ricardo Henriques.

‘Cómo hablar de la Iglesia en tiempo de crisis: sugerencias para comunicadores católicos’ é o tema da grande conferência do encontro que vai ser apresentada pelo jornalista e especialista em comunicação de crise Yago de la Cierva, professor na Pontifícia Universidade de Santa Cruz, em Roma.

A primeira mesa redonda vai debater a formação dos jornalistas para a “necessidade de comunicar com verdade, rigor e esperança”, com quatro intervenientes, e ‘ser voz dos que não têm voz: um jornalismo acima dos interesses pessoais e corporativos’ é o tema da segunda mesa redonda, na tarde desta sexta-feira, que vai juntar jornalistas que cobrem a agenda religiosa e responsáveis editoriais de grupos de comunicação.

O último momento da Jornada Diocesana de Comunicação Social de Angra é a exibição de pequenos vídeos de jornalistas que trabalham “nos media generalistas a informação religiosa”, nomeadamente Joaquim Franco da SIC, Aura Miguel da Renascença, João Francisco Gomes do jornal online Observador e António Marujo, do blog ‘Religionline’.

A diocese informa que o encontro de reflexão tem por objetivo “partilhar experiências”, procurar “debater os desafios” ao jornalismo de inspiração cristã e a sua responsabilidade com “as periferias, a verdade e a esperança”.

LFS/CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top