Igreja/Política: Assembleia Legislativa dos Açores aprovou voto de congratulação a D. José Bettencourt

Em destaque a ordenação episcopal e nomeação como núncio apostólico do prelado luso-canadiano

Foto: Assembleia Legislativa dos Açores

Angra do Heroísmo, Açores, 20 abr 2018 (Ecclesia) – A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou um Voto de Congratulação a D. José Bettencourt pela sua ordenação episcopal e nomeação como Núncio Apostólico para a Geórgia e na Arménia.

O sítio ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, explica que a iniciativa legislativa que aprovou um voto de congratulação a D. José Bettencourt foi apresentada pelo Grupo Parlamentar do CDS-PP, em concreto por uma deputada da ilha de São Jorge, onde nasceu o arcebispo luso-canadiano.

Catarina Cabeceiras leu algumas notas biográficas do núncio (representante diplomático) e realçou “o excelente percurso ao serviço do povo, do Papa e do Vaticano”.

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores informa que a sua presidente recebeu em audiência de apresentação de cumprimentos D. José Avelino Bettencourt, esta quinta-feira.

Hoje, termina a visita de D. José Avelino Bettencourt ao arquipélago e o sítio online da Diocese de Angra refere que vai estar na ilha do Pico e reunir-se com D. João Lavrador, bispo diocesano.

Nomeado núncio a 1 de março, D. José Avelino Bettencourt foi ordenado arcebispo no dia 19 do mesmo mês, numa celebração em Roma, presidida pelo Papa Francisco.

O representante diplomático da Santa Sé na Geórgia e na Arménia é natural dos Açores; acompanhou a sua família, que emigrou para o Canadá, onde foi ordenado padre em 1993.

Como sacerdote frequentou a Academia Eclesiástica em Roma, onde se formou em Direito Canónico, e faz parte do serviço diplomático da Santa Sé desde 1999.

Em 2013, foi condecorado com a Comenda da Ordem Militar de Cristo, pelo então presidente português, Aníbal Cavaco Silva, e é cónego honorário da Sé de Angra (Açores) desde março de 2015.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top