Bispo de Bragança-Miranda acolheu esta missão «com alegre humildade»

Bragança, 09 nov 2018 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, foi nomeado pela Conferência Episcopal Portuguesa como delegado para os Congressos Eucarísticos internacionais.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a diocese transmontana avança que o bispo de 51 anos acolheu esta missão “com alegre humildade”.

  1. José Cordeiro será o representante da Igreja Católica em Portugal no próximo congresso eucarístico internacional, que vai ter lugar na Hungria, entre 13 e 20 de setembro de 2020.

Nos últimos dias, o bispo de Bragança-Miranda, que preside à Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade, participou em Roma na Assembleia Plenária do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais.

Nesta iniciativa, que congregou cerca de uma centena de bispos e delegados de 75 países dos vários continentes, D. José Cordeiro apresentou uma síntese do 4.º congresso eucarístico nacional, que decorreu no Santuário de Fátima em 2016, dedicado ao tema ‘Viver a Eucaristia fonte da Misericórdia’.

O bispo português realçou a relevância do congresso eucarístico ter sido realizado no Santuário de Fátima, “coração espiritual de Portugal”, e o contexto especial em que se inseriu, das comemorações do Centenário das Aparições.

D. José Cordeiro frisou também a “dimensão eucarística intrínseca” da Mensagem de Fátima, não só pelo legado deixado por aqueles que testemunharam as aparições, Lúcia, Francisco e Jacinta, mas porque a Eucaristia é sempre “o ponto culminante de todas as peregrinações”.

Os participantes da referida assembleia plenária em Roma vão ser recebidos este sábado, dia 10 de novembro, pelo Papa Francisco.

Nesta audiência já não estará D. José Cordeiro, “devido a compromissos já agendados na Diocese de Bragança-Miranda”, avança o respetivo gabinete de comunicação.

JCP

Partilhar:
Share