Igreja/Portugal: Juventude Hospitaleira assinala 25 anos

Encontro “Finalis” promove passagem de ano junto de doentes mentais e encerra comemorações reúne jovens de todo o país em Condeixa-a-Nova

Coimbra, 30 dez 2013 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira está a encerrar as comemorações dos 25 anos de existência do Movimento com a realização do encontro “Finalis”, que hoje começou na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel em Condeixa-a-Nova, Coimbra.

“Este encontro enquadra-se numa dinâmica de aniversário em que o movimento de Juventude Hospitaleira tem estado a celebrar, desde 1 de janeiro de 2013 e até agora, o dia 1 de 2014, os 25 anos de existência, enquanto movimento”, explica em declarações à Agência ECCLESIA a irmã Lígia de Sousa, responsável pelo encontro “Finalis” da Juventude Hospitaleira.

O encontro reúne jovens “de todos os pontos do país”, esperando-se que amanhã, 31 de dezembro cheguem ainda “muitos que já trabalham e que não podem estar presentes durante todos os dias do encontro”, refere a irmã Lígia de Sousa.

O “Finalis”, que vai terminar no primeiro dia do ano 2014, proporciona uma passagem de ano “de uma forma diferente com momentos de animação com as pessoas doentes e de partilha, sempre em ritmo de alegria e de ação de graças”.

O encontro vai contar com um “momento de sintonia”, no fim do dia 31 de dezembro, em que vão ser estabelecidos contatos por diversos meios (skype, facebook e mensagens) “com pessoas de longe, nomeadamente alguns jovens hospitaleiros que estão neste momento em missão em Timor, Moçambique” e com todos os que queiram dialogar com os participantes no “Finalis”, explica a irmã Lígia de Sousa.

Os 25 anos da Juventude Hospitaleira vão ser assinalados também com uma oração de ação de graças e testemunhos de jovens “que têm feito parte da juventude hospitaleira o que fez com que mudassem a sua vida profissional e pessoal, ajudando a estabelecer uma relação com a pessoa que sofre”, explica a responsável pelo encontro “Finalis”.

Ao longo do ano várias foram as atividades específicas para celebrar as bodas de prata da Juventude Hospitaleira, nomeadamente “o tour hospitaleiro”, que aconteceu durante o Verão e em que visitaram o local “nasceu a hospitalidade com São João de Deus”, fazendo por isso “uma peregrinação hospitaleira a uma casa de São João de Deus com um número significativo de doentes”, conta a irmã Lígia em declarações à Agência ECCLESIA.

Em Outubro aconteceu a atividade denominada de “Encontrão” na qual se juntaram “muitos jovens e adultos que já não entram na dinâmica da juventude hospitaleira mas que, ao longo dos 25 anos de existência, fizeram parte da mesma”, recordou a irmã Lígia de Sousa.

“Juntos queremos mostrar que mesmo com toda esta crise, com fé, ainda há razões para haver esperança”, conclui a irmã Lígia de Sousa, responsável pela organização do encontro Finalis, a decorrer até dia 1 de janeiro na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel das irmãs hospitaleiras em Condeixa-a-Nova, Coimbra.

A Juventude Hospitaleira é um movimento juvenil fundado pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e pelos Irmãos de São João de Deus com o objetivo de levar aos jovens o mundo da hospitalidade.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top