Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência convida Irmã Verónica Donatello para apresentar o seu trabalho na Conferência Episcopal Italiana

Foto Agenzia Sir – Irmã Veronica Donatello

Lisboa, 04 mai 2018 (Ecclesia) – O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência vai promover encontros para todas as dioceses de Portugal com a irmã Verónica Donatello, responsável pela catequese para pessoas com deficiência em Itália, com o objetivo de sensibilizar para a inclusão eclesial.

Para Isabel Vale, a presença da responsável pelo setor da catequese para pessoas com deficiência da Conferência Episcopal Italiana vai ser um momento para pensar a catequese e a pastoral com as pessoas com deficiência em Portugal.

“Em Portugal não há um padre que saiba língua gestual e um surdo, que só saiba língua gestual, não tem um sacerdote para se confessar”, sublinha a diretora do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência em declarações à Agência ECCLESIA.

É, por isso, necessário “sensibilizar para a inclusão das pessoas com deficiência na Igreja” e alertar para a importância da “catequese”, sobretudo “ligado a pessoas autistas, à deficiência inteletual e a catequese a pessoas surdas”, refere a responsável.

Isabel Vale alerta para a necessidade de sensibilizar seminaristas e padres para “um tema da maior importância”.

A irmã Verónica Donatello é filha de um casal de surdos e tem uma irmã com deficiência intelectual, tendo-se tornado “numa comunicadora muito interessante que fala com todo o corpo”, enaltece Isabel Vale.

A religiosa italiana vai deslocar-se a diferentes pontos do país estando previsto um encontro em Faro no dia 25 de maio.

No dia 26, às 15h, está programada uma “sessão interdiocesana” em Lisboa, “para um público alargado, educadores, professores, párocos, catequistas, famílias, pessoas com deficiência, comunicação social e público em geral”, a decorrer no auditório do Lar S. Catarina Labouré, das Irmãs S. Vicente Paulo, no Campo Grande.

No dia seguinte a responsável italiana segue para Braga, para um encontro com a pastoral dos surdos, seguindo posteriormente para Bragança, onde estará no dia 28, e para Coimbra, no dia 29.

PR/LS

Partilhar:
Share