Para salmistas, organistas e diretores de coro, até 2021

Fátima, 14 jun 2018 (Ecclesia) – O Serviço Nacional da Liturgia (SNL) vai promover um Curso de Música Litúrgica, destinado aos salmistas, aos organistas e aos diretores de Coro, que começa a 25 de agosto deste ano e termina em 2021.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o SNL informa que as inscrições terminam no dia 31 de julho e se não tiverem “o mínimo de 70 inscrições” o curso é adiado para o próximo ano.

O 6.º Curso Nacional de Música Litúrgica destina-se a responsáveis de Música Sacra e Litúrgica – organistas, diretores de coros e salmistas, entre 25 agosto a 2 setembro

Com dois níveis, a formação tem disciplinas comuns – Liturgia, História da Música Sacra, Harmonia / Formação Musical e Coro – e específicas de acordo com cada área.

O curso tem a duração de três anos completos, de 2018 a 2021, e realiza-se nas duas últimas semanas de agosto em cada ano e num fim de semana noutra altura do ano.

O serviço da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, da Igreja Católica em Portugal, informa ainda que o exame final é em agosto de 2021 e quem concluir o curso com “êxito” recebe um diploma.

O Serviço Nacional da Liturgia explica que existem condições de admissão, como idade mínima 17 anos, formação geral o 11.º ano de escolaridade e “ter a confiança do Pároco ou Responsável da comunidade”.

O primeiro Curso Nacional de Música Litúrgica realizou-se em agosto de 1991 e até 2016 o SNL organizou mais quatro edições; a partir do 3.º curso acrescentaram o curso de salmista.

“Face à aceitação que o curso teve desde a sua génese e ao serviço que tem prestado à igreja, gostaríamos que não parasse e pudéssemos continuar a contribuir para a melhoria da música litúrgica que se pratica nas nossas igrejas”, realça o Serviço Nacional da Liturgia, que partilha a ficha de inscrição no seu sítio online.

CB

Partilhar:
Share