Igreja Católica dedica Semana da Vida de 2018 a este tema

Lisboa, 13 mai 2018 (Ecclesia) – O diretor do Secretariado Nacional do Apostolado dos Leigos e Família, da Igreja Católica, lamentou a “contrainformação” que tem surgido no debate sobre a legalização da eutanásia no país.

“Há muita informação e contrainformação que leva a um certo adormecimento das consciências”, disse José Francisco Cruz, em declarações transmitidas hoje no Programa ECCLESIA (RTP2).

A Igreja Católica em Portugal dedica, até domingo, a sua Semana da Vida de 2018 ao tema da eutanásia, procurando promover um debate sobre o tema e apresentar a sua posição à sociedade.

A iniciativa tem como pano de fundo a questão ‘Eutanásia… O que está em jogo?’.

Para José Francisco Cruz, está em causa “algo fundamental”, o valor da vida.

O diretor do Secretariado Nacional do Apostolado dos Leigos e Família assinalou que a Comissão Episcopal do setor entendeu “levantar de nova estar questão”, retomando a nota pastoral publicada pela Conferência Episcopal Portuguesa, em 2016, ‘Eutanásia: o que está em jogo? Contributos para um diálogo sereno e humanizador’.

Para o responsável, este trabalho pede o empenho das comunidades paroquiais.

“Não somos demasiados para levar esta causa a todos”, observa José Francisco Cruz, para quem existe o risco de este tema ficar “banalizado”.

A Semana da Vida nasceu por inspiração de São João Paulo II, em 1991, e celebra-se em Portugal desde 1994, decorrendo no contexto do Dia Internacional da Família, que hoje se assinala.

As propostas da Comissão Episcopal do Laicado e Família, através do seu Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) partem de um alerta do Papa Francisco, sobre as “novas interrogações” relativas ao “sentido da vida humana”.

O guião, disponível no sítio online leigos.pt/, foi preparado para promover momentos pessoais e comuns de reflexão, interioridade e partilha com sugestões para a Eucaristia e a meditação dos Mistérios do Rosário.

“Pedimos esta graça de que a vida seja sempre defendida”, conclui José Francisco Cruz.

A Agência ECCLESIA disponibiliza online um conjunto de depoimentos e documentos sobre o tema da eutanásia.

HM/OC

Partilhar:
Share