Évora, 05 dez 2018 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Évora antecipou a solenidade da Imaculada Conceição de Maria (8 de dezembro) com a promoção de um programa de 10 dias de oração,  de novena diária,  subordinado ao tema ‘Discípulos Missionários’.

Numa mensagem vídeo publicada através das redes sociais, o arcebispo de Évora convida todos os católicos da região a viverem da melhor forma este momento solene, que vai ter como ponto alto a celebração solene de 8 de dezembro, dia litúrgico dedicado da Imaculada Conceição, a partir das 17h00 na Sé de Évora.

D. Francisco Senra Coelho realça este momento como uma oportunidade para “dar graças à Mãe do Céu pelas nossas mães, e olhar para Maria como ícone e modelo da Igreja”

“Durante muitos anos, Portugal celebrou o Dia da Mãe a 8 de dezembro. Teremos connosco a Mãe das Mães, mas podemos também ter muitas mães e algumas daquelas que se preparam para ser mães”, aponta o responsável católico, que estará “de braços abertos para acolher” todas as pessoas e famílias.

A solenidade da Imaculada Conceição é uma data particularmente importante para a Igreja Católica local, uma vez que se trata da padroeira da arquidiocese.

O arcebispo de Évora recorda que muito daquilo que é “a missão evangelizadora da Igreja” começa pelo “acolhimento maternal, pela consolação e pelo conforto”.

“Passa por essa atitude tão maternal que é a dimensão educativa”, de “levar pela mão até Jesus”, explicitou D. Francisco Senra Coelho.

O programa da solenidade em honra da Imaculada Conceição na Arquidiocese de Évora, que teve início dia 29 de novembro, prossegue esta noite, a partir das 21h00 na Sé local, com uma novena de oração que quer convidar as pessoas a ‘Uma grande de confiança’, com base na passagem do Evangelho de S. Mateus 6, 25-34.

Na quinta-feira, dia 6 de dezembro, o mote da novena será ‘Anunciar o Evangelho ao serviço de todos’, inspirado na Primeira Carta aos Coríntios 9, 15-27; e na sexta-feira, dia 7 de dezembro, ficará o desafio a um “estilo missionário’, a partir da Primeira Carta aos Tessalonicenses 2, 1-13.

No dia 8 de dezembro, as celebrações têm início de manhã, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal, e como já foi referido prosseguem à tarde na Catedral de Évora, com a celebração da Missa de festa presidida por D. Francisco Senra Coelho.

A Sé de Évora vai acolher também o lançamento da campanha ’10 Milhões de Estrelas’, uma iniciativa de Natal da Cáritas Portuguesa e que todos os anos reverte a favor das populações mais carenciadas, em Portugal e em todo o mundo.

O arcebispo eborense faz votos de que esta campanha conte com a participação de todos, através da “colocação de uma vela em casa na noite de Natal”, para que “a cultura da paz”, que dá mote ao projeto da Cáritas, se estenda ao mundo inteiro.

Arcebispo de Évora convida diocesanos para celebrar a Solenidade da Imaculada Conceição, a 8 de Dezembro, na Catedral, às 17h!

Publicado por Arquidiocese de Évora em Quarta-feira, 28 de novembro de 2018

“Pedimos ao Senhor a paz para o mundo, e que a noite de Natal congregue a família numa esperança, num desejo de paz”, completa D. Francisco Senra Coelho.

Durante a celebração de dia 8 de dezembro na Catedral de Évora, com início previsto para as 17h00, quem quiser poderá levar para a Missa uma imagem do Menino Jesus para ser abençoada e depois colocada no presépio de casa.

A Arquidiocese de Évora irá ainda distribuir nessa mesma ocasião a cada participante uma pagela com uma oração para a noite de Natal.

JCP

(corrigida às 16h25)

Partilhar:
Share