Cáritas desenvolve ações no terreno junto da população mais atingida

Cidade do Vaticano, 30 dez 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco decidiu enviar ajuda financeira para a resposta de emergência ao tsunami que atingiu a Indonésia a 23 de dezembro, provocando centenas de mortos e milhares de feridos e desalojados em várias ilhas.

O anúncio foi feito pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé), o qual recorda que existem mais de 22 mil deslocados, 80% dos quais no distrito de Pandeglang, Província de Banten, a mais atingida.

“O valor será definido nos próximos dias e quer ser uma expressão imediata do sentimento de espiritual proximidade e paterno encorajamento por parte do Santo Padre”, assinala o comunicado.

O donativo pessoal do Papa é parte das ajudas que estão a ser organizadas em toda a rede de caridade da Igreja Católica, recorda o Vaticano.

A Cáritas Portuguesa disponibilizou de imediato 15 mil euros de receitas próprias para um apoio de emergência às famílias das vítimas, abrindo também a conta solidária ‘Cáritas ajuda as vítimas do tsunami’, com o IBAN PT50 0036 0324 9910 0019 2847 6 (Montepio); é possível podem fazer-se donativos por multibanco, colocando na Entidade e na Referência sempre o número 3.

A Cáritas diocesana de Bogor, na Indonésia, começou a responder às necessidades da população em cooperação com a Paróquia de Kristus Raja, Serang e a Paróquia de Santa Maria Tak Bernoda, Rangkas Bitung.

Segundo a organização católica, “as necessidades urgentes continuam a ser água potável, medicamentos, alimentos, alimentos para crianças e bebés e tendas de abrigo”.

OC

 

Partilhar:
Share