Juventude Hospitaleira revisita origens

50 jovens embarcaram numa viagem à descoberta dos passos de São João de Deus em Portugal e Espanha, por ocasião dos 25 anos do movimento

Lisboa, 04 set 2013 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira (JH) celebra 25 anos, em 2013, com várias iniciativas e neste momento está a realizar um ‘Tour Hospitaleiro’ em Portugal e Espanha, no encalço dos passos do fundador da Ordem Hospitaleira, São João de Deus

Cerca de 50 jovens da JH partiram hoje de Lisboa, às 15h00, num roteiro que os levará até Granada, Espanha, para contactarem com os lugares onde São João de Deus (1495-1550) viveu e exerceu a sua missão.

No entanto, a primeira paragem nesta viagem pelas origens será em Montemor-o-Novo, terra natal de São João de Deus, onde os jovens vão conhecer “a vila, o castelo e a igreja do hospital”, explicou a Irmã Fernanda Caetano à Agência ECCLESIA, acrescentando que à noite o grupo animará  “uma vigília na igreja matriz”.

Depois disso, os hospitaleiros vão rumar ao país vizinho, até à localidade de Granada, 418 quilómetros a sul da capital Madrid, onde tentarão “fazer o percurso de São João de Deus, as ruas por onde ele andou, a casa onde morreu, toda a sua história”.

Ainda em Granada, os mais novos vão cumprir o percurso das fundadoras das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e visitar a Abadia do Sacromonte, onde as Irmãs Maria Josefa Recio e Maria Angustias Giménez encontraram-se com o irmão Bento Manny.

“Fazer os dois percursos faz todo o sentido para os jovens que estão connosco e estão inscritos no movimento”, assinala a Irmã Fernanda Caetano, responsável pelo movimento juvenil.

Para a religiosa, esta viagem representa a vontade da JH em “encontrar e saborear cada recanto” por onde passou São João de Deus, uma vez que é diferente ir aos locais ou só ouvir falar deles nas diversas atividades.

Ao longo do ano a Juventude Hospitaleira dinamizou várias atividades onde se destaca uma campanha com canetas alusivas aos 25 anos da JH que os jovens venderam, nas suas paróquias e nos centros da Irmãs, para angariarem fundos para este ‘Tour Hospitaleiro’.

“Foi sobretudo esta campanha que ajudou cada um a fazer o seu mealheiro para a viagem, do valor simbólico de 1€, 60% reverteu para a JH e 40% para os jovens”, explica a Irmã Fernanda Caetano.

As pessoas, principalmente no final das eucaristias, sentiam-se envolvidas e solidárias em colaborar com este projeto e apoiar os jovens.

A Irmã Fernanda Caetano considera que a missão e a mensagem da Juventude Hospitaleira continua a ser a mesma de há 25 anos, tendo Jesus Cristo como modelo.

Trata-se sobretudo de “descobrir como ser solidário com o outro, como ser próximo e hospitaleiro junto daquele que sofre na sociedade em que vivemos e onde muitas vezes desconhecemos a realidade que nos envolve”, conclui a religiosa.

Para assinalar o seu 25.º aniversário, o movimento vai promover mais duas iniciativas: o “Encontrão dos 25 anos”, nos dias 5 e 6 de outubro, na Clinica Psiquiátrica de São José em Lisboa, que vai reunir toda a família hospitaleira; e o encerramento do programa celebrativo, de 30 de dezembro a 1 de janeiro, em Condeixa.

CB/JCP/LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top