Bispo sublinha que seminários «servem não apenas os seminaristas, mas também os fiéis leigos»

Lamego, 12 de nov 2018 (Ecclesia) – O bispo de Lamego apelou à oração e solidariedade com os seminaristas da diocese, na semana que a Igreja Católica em Portugal dedica aos seus Seminários.

“Peço uma vez mais que, sendo generosos na oração, o sejamos também na dádiva de nós próprios, concretizada no Ofertório de domingo, dia 18, que será destinado, na sua inteireza, para as necessidades dos nossos Seminários que, neste tempo, servem, não apenas os seminaristas, mas também os fiéis leigos. Isto é, servem o Povo de Deus”, escreve D. António Couto, na sua mensagem para esta celebração, enviada à Agência ECCLESIA.

A Semana dos Seminários decorre de 11 a 18 de novembro, subordinada ao tema ‘Formar discípulos missionários’.

Os seminaristas da diocese lamecense frequentam, atualmente, o Seminário de Lamego e o Seminário Interdiocesano de São José, sediado em Braga, que possibilita a sua formação na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

O Seminário de Lamego tem obras a decorrer para transformar alguns dos seus espaços “numa casa aberta e acolhedora”, sublinha o bispo diocesano.

O objetivo é oferecer aos leigos “mais e melhores tempos de formação, convívio e oração, como já está a acontecer semanalmente com o Centro Fé e Cultura, que vai no 2.º ano de atividade”.

Enquanto erguemos o nosso coração em oração ao Bom Pastor, que guia os nossos passos nos seus caminhos, levemos também até ao coração de Deus os nossos seminaristas, e peçamos-lhe com insistência, por intercessão de Maria, nossa Mãe sempre atenta, que «arraste» outros jovens para os nossos Seminários, para que amanhã não nos faltem os sacerdotes de que necessitamos para servir da melhor maneira o vinho novo da Alegria ao Povo de Deus da nossa Diocese de Lamego e da Igreja inteira”.

Ao longo desta semana, o programa Ecclesia emitido na Antena 1, pelas 22h45, aborda a formação realizada nestas instituições através do testemunho de leigos que colaboram com as equipas formadoras dos Seminários.

OC

Partilhar:
Share