Leiria-Fátima: Bispo anuncia publicação de documento dedicado à exortação «A Alegria do Amor»

Diocese vai dedicar próximo biénio à juventude

Leiria, 01 mar 2018 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima anunciou, em reunião do Conselho Presbiteral, que a diocese vai publicar “oportunamente” um documento para a aplicação da exortação ‘A Alegria do Amor’, do Papa Francisco.

A informação foi avançada hoje pelo site da diocese, realçando que o texto vai oferecer “critérios para o acompanhamento e integração dos casais divorciados em nova união”.

A nova publicação surge na sequência da exortação apostólica ‘A Alegria do Amor’, que o Papa Francisco escreveu após a realização do Sínodo dos Bispos sobre a família.

Em Portugal, várias dioceses que publicaram documentos sobre a aplicação das propostas para a pastoral familiar, após as duas assembleias sinodais (2014 e 2015) sobre o tema, nomeadamente no que respeita ao capítulo VIII da ‘Amoris Laetitia’.

O Papa Francisco propõe na sua exortação apostólica sobre a família, publicada em 2016, um caminho de “discernimento” para os católicos divorciados que voltaram a casar civilmente, sublinhando que não existe uma solução única para estas situações.

D. António Marto tem defendido a possibilidade de acesso aos sacramentos da Reconciliação e da Comunhão, como solução pastoral para casos “muito concretos”.

O bispo de Leiria-Fátima presidiu na terça-feira ao encontro do Conselho Presbiteral que teve no centro da agenda os jovens, o foco do biénio pastoral 2018- 2020, em sintonia com a próxima assembleia sinodal sobre ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, que vai decorrer entre 3 e 28 de outubro, no Vaticano.

“Criar espaços de escuta e proporcionar o acompanhamento espiritual personalizado aos jovens, promover a formação e experiências para aprenderem a fazer oração, valorizar experiências de voluntariado e de peregrinação”, foram algumas sugestões dos sacerdotes conselheiros de D. António Marto.

“Valorizar as expressões da música e do desporto” e reconhecer e valorizar o que os jovens já fazem nas comunidades paroquiais são outras propostas que foram pensadas no Conselho Presbiteral da Diocese de Leiria-Fátima.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top