D. António Marto quer comunidades católicas a «partilhar a alegria de ser Igreja em missão»

Leiria, 05 abr 2018 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima convocou as comunidades católicas para a ‘Festa da Fé’, entre 15 a 17 de junho, que apresenta como “o ponto culminante” do Ano Jubilar que assinala o centenário da restauração da diocese.

“Não se limitará apenas a alguns dias, porque começa desde já nos nossos corações e também em todos os momentos que partilhamos juntos como paróquia, movimento, congregação: como Diocese”, escreveu D. António Marto, numa carta divulgada pelo site diocesano.

O bispo de Leiria-Fátima explica que este é um momento de dar graças a Deus pelos 100 anos de vida como comunidade que, em conjunto, “caminha na descoberta, no aprofundamento e no testemunho da Fé”.

A Diocese de Leiria-Fátima está a comemorar e a celebrar os 100 anos da restauração desta Igreja, ao longo do atual ano pastoral com um jubileu; ‘Quo vehementius’ é o nome da Bula da Restauração do Bispado de Leiria que foi assinado pelo Papa Bento XV, a 17 de janeiro de 1918.

A ‘Festa da Fé’, com o tema ‘Alegria de ser Igreja’, tem quatro grandes objetivos: “Ser o culminar da caminhada de uma diocese que se assume como corpo; celebrar a memória de 100 anos; fortalecer o sentido de pertença à comunidade diocesana; e em Igreja sair, escutar e festejar na cidade dos Homens”.

A diocese informa que o programa procura “potenciar” os objetivos, na diversidade e multiplicidade de eventos celebrativos, culturais e recreativos, para todas as idades e públicos, em vários espaços da cidade: Concertos, ciclo de cinema, exposições, colóquios, animações de rua, jogos, celebrações e momentos de oração.

Uma das novidades vai ser a apresentação de um ‘Mapa da Diocese’, de “grandes proporções”, e que vai ser construído com a colaboração de cada uma das paróquias, realça no seu sítio online.

No domingo, 17 de junho, o Jubileu das Vocações, às 14h00, no Teatro Miguel Franco, antecede a Missa de encerramento, às 16h00, na Praça da República, de onde os participantes seguem em cortejo para a Sé.

A comissão organizadora da ‘Festa da Fé’ 2018 criou um sítio na internet para o evento e também está nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

“Convoco toda a Diocese; Estaremos todos em Leiria para partilhar a alegria de ser Igreja em missão”, lê-se na mensagem de D. António Marto para a ‘Festa da Fé’.

CB/OC

Partilhar:
Share