Leiria, 17 nov 2018 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima preparou a campanha ‘Advento: caminho de encontros’, de preparação para o Natal, para ser vivida em casa, em família e nas Eucaristias.

“Partindo do tema diocesano [Fé: caminho de encontros], propõe-se que o Advento seja vivido como um tempo de encontros para preparar o grande Encontro de Deus com a Humanidade em Jesus Cristo”, explica o Serviço Diocesano de Catequese.

O serviço de Catequese de Leiria-Fátima realça a sua proposta para o novo tempo litúrgico “é uma caminhada a realizar sobretudo em casa, em família”, onde as crianças e adolescentes podem “ajudar os jovens e adultos a viver o Advento como um tempo de encontros”.

Neste âmbito, sugere-se que nos encontros semanais dos grupos da infância e adolescência sejam “entregues as propostas semanais”, e façam a “motivação” para a sua realização em casa e na comunidade.

O Advento começa no dia 2 de dezembro, com o primeiro domingo desse tempo que antecede o Natal, e ao longo de quatro semanas através de um marcador crianças e adolescentes têm informações para a construção da sua coroa de Advento e de uma estrela através de um desafio.

Para as celebrações comunitárias, o Serviço Diocesano de Catequese preparou um guião com “algumas sugestões”: Para o momento de acender a vela, uma prece para a oração universal, e uma breve sugestão para a dinâmica da recolha das estrelas que vão iluminando o caminho de encontro com Jesus, no Natal.

Existe ainda uma proposta para o acolhimento e partilha da Luz da Paz de Belém, dinamizada pelos Escuteiros Católicos, e para a Bênção das imagens do Menino Jesus.

O Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima disponibiliza todos os materiais no seu sítio online e em formato editável para que as paróquias e comunidades possam adaptar a caminhada à sua realidade.

CB

Partilhar:
Share