Braga, 12 jun 2018 (Ecclesia) – D. Francisco Senra Coelho, bispo-auxiliar de Braga, vai apresentar hoje o livro ‘Nossa Senhora e a História de Portugal’, às 18h00, na Praça Amarela da Feira do Livro, em Lisboa.

O livro ‘Nossa Senhora e a História de Portugal apresenta uma leitura da nacionalidade pela presença de Maria em momentos determinantes para a independência de Portugal, desde a fundação da nacionalidade.

Em declarações à Agência ECCLESIA, D. Francisco Senra Coelho explicou que fez uma opção por “sete marcos, sete alianças”, como: “A independência de Portugal foi, desde logo, agradecida por D. Afonso Henrique a Nossa Senhora – o Mosteiro de Alcobaça, a igreja da Senhora dos Mártires, em Lisboa, a igreja das Alcáçovas, em Santarém, são votos em ação de graças pela independência de Portugal”.

Já as aparições na Cova da Iria traduzem a sétima aliança com Nossa Senhora, num movimento diferente, uma vez que é Maria que pede a “três crianças” que sejam portadoras de uma “mensagem de paz”.

D. Francisco Senra Coelho vai estar hoje na Feira do Livro de Lisboa – 18h00, na Praça Amarela – para apresentar o livro publicado pela Paulus Editora, em 2017.

O cardeal-patriarca de Lisboa, no prefácio do livro ‘Nossa Senhora na História de Portugal’, realça que muitos momentos da história nacional “ganharam cor religiosa”, “particularmente mariana”.

“Como se detalha nestas páginas, da fundação ao interregno, do interregno à restauração, da restauração ao oitocentismo e finalmente em Fátima, a nossa história, em geral, e muitas histórias, em particular, ganharam cor religiosa, porque referidas a Deus. E particularmente mariana, porque “protagonizadas” por Santa Maria, sua Mãe”, escreve D. Manuel Clemente.

PR/CB

Partilhar:
Share