«Valores Religiosos e Sociedade Contemporânea» é o tema para a conferência de Ahmad Al-Tayyeb, grande imã de al-Azhar

Lisboa, 13 mar 2018 (Ecclesia) – A Embaixada da República Árabe do Egito e a Universidade Católica Portuguesa vão promover uma conferência no dia 15 de março com Ahmad Al-Tayyeb, grande imã de al-Azhar, sobre “Valores Religiosos e Sociedade Contemporânea”.

A conferência internacional o grande imã de al-Azhar (Egito) vai decorrer na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, no Auditório Cardeal Medeiros, a partir das 17h00 do dia 15 de março.

Com entrada livre, a conferência vai ter tradução simultânea.

Em maio de 2016, o Papa Francisco recebeu o grande imã de al-Azhar, que lidera a mais importante instituição do Islão sunita, sediada no Cairo.

A sala de imprensa da Santa Sé informou, na ocasião, que os dois responsáveis sublinharam “o grande significado deste novo encontro” no quadro do diálogo entre a Igreja Católica e o Islão”.

Em abril de 2017, o Papa visitou o Egito, tendo-se encontrado com o grande imã de al-Azhar, que se deslocou ao Vaticano novamente em novembro de 2017.

Em 2011, a instituição sunita tinha anunciado a suspensão dos encontros com o Vaticano após o que classificaram de “ataques” de Bento XVI contra o Islão.

Em causa estava a condenação pública, por parte do agora Papa emérito, de um atentado que vitimou 23 cristãos na cidade egípcia de Alexandria, a 1 de janeiro desse ano, para além das suas várias intervenções em favor da liberdade religiosa em países de maioria islâmica.

OC/PR

Partilhar:
Share