Lisboa, 06 dez 2018 (Ecclesia) – O Setor Diocesano de Catequese do Patriarcado de Lisboa fez um itinerário de Advento e Natal 2018-2019, intitulado ‘O Senhor deu a conhecer a salvação’, com subsídios para os catequisandos, os catequistas e as famílias.

“A presente caminhada de Advento e Natal constitui um convite à interioridade, ao silêncio, à escuta e comunhão com Deus através da vivência da oração que acontece num espaço criado para o efeito e se desenvolve em diferentes contextos”, informa o Setor da Catequese.

O itinerário para o Advento e Natal 2018-2019 é uma proposta para ser vivida na “família, grupo de catequese e comunidade cristã” ao longo das próximas cinco semanas, desde o primeiro domingo do Advento, a 2 de dezembro, até à festa do Domingo do Batismo do Senhor.

Para os catequisandos existe, por exemplo, um “caderno de orações” com cânticos, salmos e um verbo e um símbolo, como “vigiar – vela/lamparina” ou “festejar -flores e espigas”, para cada um dos quatro domingos do Advento aos Batismo de Jesus

No dia 30 dezembro de 2018, Festa da Sagrada Família, o imperativo é “ser família”, ter uma fotografia ou desenho da família e é proposta a oração da família do Encontro Mundial das Famílias 2018.

A Festa do Batismo do Senhor é celebrada a 13 de janeiro e a caminha propõe também como dístico uma “concha” que lembra a cada pessoa que no dia do seu batismo tornou-se “membro da comunidade cristã”.

As famílias, os grupos de catequese e as comunidades são “convidadas” a criar um espaço de “oração especial para a vivência da caminhada”, onde deve estar uma bíblia aberta e em cada semana é colocado “um símbolo inspirado na liturgia da Palavra”, e são feitas sugestões para o momento da oração.

“A liturgia constitui o lugar por excelência do encontro com Deus e com os irmãos. Nela exprimem-se as atitudes humanas e cristãs com as quais a Igreja espera, acolhe, festeja e antecipa a vinda do Senhor”, assinala o Setor Diocesano de Catequese na caminhada Advento e Natal 2018-2019 que tem como tema ‘O Senhor deu a conhecer a salvação’.

CB

Partilhar:
Share