Literatura: Padre José Tolentino Mendonça vence «Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes»

Galardão vai ser entregue a 10 de dezembro em Amarante

Lisboa, 18 nov 2016 (Ecclesia) – O padre José Tolentino Mendonça foi distinguido com o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes pelo livro ‘A noite abre meus olhos’ divulgaram hoje os promotores do galardão, a Associação Portuguesa de Escritores e a Câmara Municipal de Amarante.

“Coerência interna e uma construção de linguagem fortemente visual que se sente respirar rente ao coração do mundo”, foram fatores de distinção para a obra do poeta José Tolentino.

O comunicado divulgado hoje pela APEC informa que o júri foi constituído pela professora Isabel Cristina Mateus, pelo diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura da Igreja Católica, José Carlos Seabra Pereira, e o escritor José Manuel Mendes.

A obra ‘A noite abre meus olhos’ publicada pela Assírio & Alvim reúne toda a poesia do sacerdote madeirense e o júri destacou o “mérito de uma poética discreta da espiritualidade atenta ao rosto e ao olhar do outro, resgatando-o do esquecimento e do desamparo.

“As projeções de uma estética que, na aparente simplicidade, exprime o deslumbramento e os sobressaltos de uma evidência da liberdade do corpo, lugar de revelação da realidade sacra do quotidiano, em particular nas relações interpessoais”, são outros motivos de relevo na obra do padre José Tolentino Mendonça.

O Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/C.M. de Amarante, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores e patrocinado pelo Município de Amarante tem o valor de 12 500 euros e vai ser entregue dia 10 de dezembro.

Tolentino Mendonça, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa recebeu, em maio, o Grande Prémio de Literatura Associação Portuguesa de Escritores (APE)/Câmara Municipal de Loulé – Crónica e Dispersos Literários com o livro 'Que coisas são as nuvens'.

Em 2015, o padre José Tolentino Mendonça foi o primeiro português a ser distinguido com o prémio literário ‘Res Magnae’ pelo ensaio ‘A mística do instante – o tempo e a promessa’, a 19 de novembro, em Itália.

O sacerdote é consultor do Conselho Pontifício para a Cultura (Santa Sé); professor, biblista e poeta, Tolentino Mendonça iniciou os seus estudos de Teologia em 1982 e foi ordenado em julho de 1990.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top