Media: Igreja Católica em Portugal quer apostar mais na «divulgação» do seu património social, cultural e arquitetónico

Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais deu a conhecer novos projetos em Fátima

Fátima, Santarém, 02 mar 2012 (Ecclesia) – A Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais vai avançar nos próximos meses com um conjunto de projetos de “divulgação” do património social, cultural e arquitetónico da Igreja Católica.

De acordo com o presidente do organismo, D. Pio Alves, esta medida ficou acertada hoje em Fátima, durante uma reunião com representantes dos três secretariados que compõem aquele organismo.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o também bispo auxiliar do Porto adianta que uma das ideias base que ficaram definidas neste encontro tem a ver com a necessidade de apostar mais na “divulgação dos diferentes sites de que a Comissão dispõe”, em matéria de cultura, património e informação.

Mesmo no caso de projetos que “têm muitas visitas” e “uma excelente aceitação” por parte do público, “eles poderão ser ainda mais divulgados”, realça o prelado, dando como exemplo a página do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A Comissão Episcopal vai ainda procurar “publicar uma informação semanal com as principais iniciativas em agenda dos três secretariados”.

No âmbito da divulgação patrimonial, vai ser apresentado no próximo dia 18 de maio, em Viseu, um protocolo com os CTT – Correios de Portugal, que permitiu a criação de uma coleção de selos com imagens das catedrais espalhadas pelo país.

Trata-se de uma parceria inserida no âmbito da “Rota das Catedrais”, um projeto celebrado entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa, que visa a valorização, recuperação e conservação deste tipo de monumentos.

Está também a ser desenvolvido o “Projeto Cesareia”, que pretende ligar em rede, através da Internet, todas as bibliotecas do país que tenham um acervo ligado à Igreja Católica.

“Depois de um trabalho preliminar, estão identificadas cerca de 40 bibliotecas e com o apoio financeiro que foi conseguido vamos tentar colocar rapidamente online catálogos daquelas que estejam já numa fase mais adiantada de inventariação”, sublinha D. Pio Alves.

Durante a reunião da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, ficou estabelecida a data de 10 de maio para a apresentação, em Lisboa, do Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Destaque também para o Encontro Ibérico das Comissões Episcopais de Comunicações Sociais, que vai ter lugar em Fátima, entre os dias 25 e 27 de junho.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top