Universitários católicos trabalharam em áreas da infância à terceira idade

Sintra, 12 mar 2018 (Ecclesia) – O projeto ‘Missão País’ levou 57 jovens universitários até às Paróquias de Alqueidão da Serra e de Alcaria, na Diocese de Leiria-Fátima, onde durante uma semana se dedicaram à comunidade da infância à terceira idade.

“A boa disposição, a alegria, o companheirismo, a presença e apoio junto dos mais frágeis e necessitados e muita animação acompanharam estes jovens cristãos na sua ação, deixando uma marca indelével nas comunidades”, conta o pároco de Alqueidão da Serra e de Alcaria.

Em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o padre Vítor Mira realça que na atividade que terminou este domingo os 57 estudantes universitários, a maior parte da Faculdade de Medicina Veterinária, entregaram-se à “Missão de alma e coração”, desde o dia 4 de março.

Depois de um primeiro contacto com “um jogo de pistas de reconhecimento do Alqueidão” e conhecimento entre os participantes, o tema da Missão País 2018, ‘A paz esteja em tua casa’, levou-os aos lares de idosos e centro de dia e à escola do primeiro ciclo.

“Dinâmicas e jogos, melhoria das condições de habitação de algumas casas, com ações de limpeza e pequenas reparações, visitas porta-a-porta, visita a doentes e idosos nas suas casas”, realça ainda o sacerdote, assinalando que os universitários também colaboraram na catequese e integraram alguns jovens do grupo que se está a formar.

O pároco de Alqueidão da Serra e de Alcaria destaca que os 57 estudantes chegaram a todos os lugares das duas paróquias e em todos os centros de culto foi celebrada a eucaristia, antecedida da oração do Rosário.

Do programa destacaram-se também os serões com “ações de formação e palestras”, jantar em casas das famílias e colaboração na iniciativa mundial ‘24 horas para o Senhor’ na Paróquia do Alqueidão, e um teatro que espelhou “um pouco o trabalho e espírito” do grupo.

A ‘Missão País’ começou em 2003, com 20 jovens missionários universitários pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt.

Atualmente, os missionários universitários já estão a agradecer 15 anos de “entrega, amizades, conversas, encontros, compromissos” com Missas de Ação de Graças, em diversas dioceses de Portugal.

Este sábado, 17 de março, a Eucaristia é às 16h30 na igreja do Instituto Missionário do Sagrado Coração de Jesus, na Diocese de Coimbra.

Este ano realizaram-se 52 semanas missionárias que se juntam às 154 missões realizadas desde 2003, segundo dados de 2017 da Comissão Episcopal Laicado e Família.

CB

Partilhar:
Share