Quaresma 2018: leva contigo a tua oração!

www.passo-a-rezar.net

Iniciamos no passado dia 14 de fevereiro mais uma quaresma e o Papa Francisco escreve-nos na sua mensagem que este é um período que devemos dedicar “mais tempo à oração, e possibilitamos ao nosso coração descobrir as mentiras secretas, com que nos enganamos a nós mesmos, para procurar finalmente a consolação em Deus. Ele é nosso Pai e quer para nós a vida”. Considero que uma das melhores formas de nos prepararmos para a Páscoa do Senhor, é através da oração e meditação pessoal. Apesar de já não ser a primeira vez que o aconselho, torna-se inevitável que, mais uma vez, faça a sugestão de visita atenta e cuidada ao sítio deste extraordinário projeto católico nacional sustentado na internet, lançado em fevereiro de 2010.

Este projeto inspirado no sítio pray-as-you-go (originalmente concebido pelos Jesuítas Ingleses) da responsabilidade do Apostolado da Oração, pretende “chegar à cultura da vida daqueles que rezam todos os dias e que, no encontro com Jesus Cristo, ganham força para transformar o mundo”.

O conceito subjacente a este espaço virtual passa pela disponibilização de um ficheiro gratuito em formato de áudio, que pode ser guardado no computador e distribuído pelas diferentes plataformas (Windows, Linux, android, ios) e dispositivos (email, leitor de música digital, pen drive, smartphone, tablet, etc.). Este arquivo áudio é composto por “uma prece diária de 10 a 12 minutos, com música de fundo, introdução, uma leitura – normalmente o Evangelho do dia – e pontos de oração inspirados na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola”. Caso pretenda automatizar a descarga regular das orações diárias, basta efetuar a subscrição do podcast, que “em vez de irmos ao sítio buscar um ficheiro diária ou semanalmente, pode-se deixar o dispositivo de podcast (software) fazê-lo automaticamente”.

Logo na página inicial temos ao dispor os registos áudio das orações distribuídas pelos dias da semana de segunda a sexta, sendo ainda permitido a possibilidade de descarregarmos um ficheiro único que é composto por todas as orações dessa semana. No item “quem somos”, ficamos a conhecer a equipa que compõe este projeto da iniciativa do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração, uma obra da Companhia de Jesus (jesuítas) que se dedica à promoção da oração pessoal.

Para esta quaresma “como ajuda para viver com mais intensidade e fervor este tempo litúrgico, a Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal lançou, na Quarta-feira de Cinzas a Campanha de Quaresma e Semana Santa, convidando os fiéis a passar 40 dias com o Papa Francisco. Diariamente, até 1 de abril, Domingo de Páscoa, é apresentada uma proposta de oração baseada em leituras bíblicas e breves meditações do Papa Francisco”. Pode inscrever-se também em mais esta sugestão de caminhada quaresmal.

Em passos diários obtemos o resumo da oração proposta para cada semana. Podemos saber quem escreveu as meditações, quais são as leituras bíblicas e ainda quais as composições musicais que fazem parte da cada oração diária.

Por último caso pretenda ir mais além das meditações diárias propostas pode sempre aceder ao item “passos para mais”. Aí dispõe de vários retiros em formato digital para as mais variadas alturas do ano ou da vida.

Fica lançado o repto para que aceda diariamente, durante esta quaresma, a este espaço virtual, porque podemos sempre adaptar a nossa oração pessoal “às circunstâncias da vida de todos os dias e à exigência de mobilidade que nos caracteriza”.

Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com

Partilhar:
Share