Conselho Português de Igrejas Cristãs online

https://www.copic.pt/

Tradicionalmente, no hemisfério norte, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos ocorre entre 18 e 25 de janeiro. Datas propostas, em 1908, por Paul Watson porque cobriam os dias entre as festas de São Pedro e São Paulo, tendo, portanto, um valor simbólico. Assim a minha proposta vai precisamente para uma visita atenta ao sítio do Conselho Português de Igrejas Cristãs(COPIC).

O COPIC, surgido em 1956, é uma “associação de Igrejas e Organizações de orientação ecuménica, que confessam Jesus Cristo como Deus, Senhor e Salvador, segundo as Escrituras, e que, portanto, procuram cumprir juntas a vocação comum para glória de Deus Uno e Trino – Pai, Filho e Espírito Santo”. Este organismo é formado por “três Igrejas – A Igreja Evangélica Metodista Portuguesa, a Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal e a Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica – que formam um organismo de cooperação”.

Ao digitarmos o endereço www.copic.pt entramos num espaço eminentemente informativo onde se encontram em destaque as mais recentes notícias, designadamente o subsídio para a Semana de Oração deste ano, sendo relevante o realce dado aos variadíssimo vídeos.

Em “copic” somos convidados a conhecer melhor a história que levou à criação desta federação de Igrejas Cristãs, podemos também consultar os seus estatutos e ainda descobrir formas de colaboração.

A área das publicações é muito rica em conteúdos. Aí temos todas as notícias, documentos relevantes, nomeadamente o texto integral do reconhecimento mútuo do Batismo entre as Igrejas em Portugal, fotos, programas de rádio e de TV.

Caso pretenda aceder ao documento que serve de base à proposta de vivência da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos dos anos anteriores, basta que clique em “Semana de Oração”.

Em “links” dispomos de várias sugestões de ligações para outros sítios online relevantes em termos ecuménicos. Particularmente a Conferência das Igrejas Europeias, o Conselho Mundial de Igrejas, o Fórum Ecuménico Jovem, entre outras.

Fica então lançado o repto para que visite este sítio porque acredito que esta será também uma forma de “expressar o grau de comunhão que as Igrejas já têm atingido” e assim rezarmos juntos pela plena unidade que é o desejo de Cristo.

Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com

Partilhar:
Share