Opus Dei: 17 Missas assinalam festa de São Josemaria Escrivá em Portugal

Bispos presidem a celebrações em Braga, Setúbal, Vila Real e Lisboa

Lisboa, 26 jun 2017 (Ecclesia) – A Igreja Católica celebra hoje a festa de São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei, assinalada com 17 Missas em várias localidades portuguesas.

O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, preside a uma Eucaristia evocativa pelas 19h00, na catedral minhota; à mesma hora, D. José Ornelas, bispo de Setúbal, celebra na igreja da anunciada.

Em Vila Real, o bispo diocesano, D. Amândio José Tomás, preside à Missa na Capela de Nossa Senhora do Carmo, pelas 19h30; D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, celebra às 19h00, na igreja de Nossa Senhora de Fátima.

A festa litúrgica do fundador do Opus Dei é assinalada na Catedral de Viseu com uma Missa, às 18h30, e na Sé Nova de Coimbra, às 19h00.

Outras celebrações, divulgadas pela página da prelatura em Portugal, decorrem hoje em Cascais, Évora, Faro, Fátima, Lisboa, Montijo, Ponta Delgada (Açores) e Porto.

Há ainda uma Missa na igreja das Caldas da Rainha, esta terça-feira (19h00) e outra na igreja da Misericórdia, na Guarda, pelas 19h00 de sexta-feira.

São Josemaria Escrivá nasceu em Espanha, a 9 de janeiro de 1902, e morreu em Roma, a 26 de junho de 1975; foi canonizado a 6 de outubro de 2002, pelo Papa São João Paulo que o definiu nessa ocasião como “o santo da normalidade”.

No sítio online www.josemariaescriva.info, a prelatura disponibiliza documentação e notícias, ensinamentos e escritos do fundador do Opus Deis para além de testemunhos sobre a devoção em todo o mundo

Opus Dei é uma prelatura pessoal da Igreja Católica que “sensibiliza” os cristãos para a importância religiosa da “vida corrente do dia-a-dia, na família e no trabalho”, e oferece uma proposta formativa, teológica, espiritual e apostólica, que passa por retiros, aulas de formação, círculos sobre temas de vida cristã, e acompanhamento espiritual pessoal.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top