«Nada de pastorais de números», pediu o padre Nelson Rodrigues

Foto Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Faro, 23 out 2018 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve apresentou as atividades destinadas aos jovens desta região que vão ser dinamizadas pelo Setor da Pastoral Juvenil, pelo Movimento dos Convívios Fraternos e pelo Centro Diocesano de Acólitos ao longo do atual ano pastoral 2018/2019.

“Nada de pastorais de números, só para ficar bonito na fotografia ou para dizer que tivermos não sei quantas centenas a participar”, disse o padre Nelson Rodrigues, assistente do Setor Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) do Algarve.

Neste contexto, o sacerdote pediu “discernimento” na participação nas diversas atividades, uma vez que para um grupo pequenino, “dar-lhes tudo mais a vida paroquial seria uma overdose espiritual”, enquanto para um grupo de jovens grande “dá para se irem dividindo e vão-se enriquecendo em grupo”.

O padre Nelson Rodrigues destacou que a ação do SDPJ se destina aos jovens e não aos adolescentes, “a idade mínima para participar são os 16 anos”, por isso, perdem “um bocadinho de qualidade” nas atividades diocesanas porque as paróquias levam adolescentes e para os mais novos existe o Setor Diocesano da Catequese da Infância e da Adolescência.

“Este ano vamos ser firmes neste aspeto. Os jovens estão numa fase que precisam de seriedade, de critérios e quando eles veem os adultos e a Igreja a trabalhar de uma forma abandalhada não lhes dá gosto fazer parte desta família”, afirmou.

Neste contexto, o sacerdote adiantou que o Setor Diocesano da Pastoral Juvenil está a considerar realizar “em simultâneo com a Jornada da Juventude” em Castro Marim, a 12 e 13 de abril 2019, “umas pré-jornadas para adolescentes de 14 e 15 anos”, “no mesmo sítio e à mesma hora”.

Do calendário apresentado destaca-se, por exemplo, a nível local, a Oração Ecuménica Jovem e o Dia Desportivo do Acólito, respetivamente a 8 e 16 de fevereiro de 2019, e o regresso das Férias Missionárias, de 14 a 18 de agosto, em Cachopo.

De âmbito internacional, um grupo de jovens da Diocese do Algarve vai ao Encontro Europeu da Comunidade Ecuménica de Taizé, este ano em Madrid, de 28 de dezembro a 1 de janeiro, e ao Panamá, para participar na Jornada Mundial da Juventude, entre 19 e 29 de janeiro de 2019.

Das atividades propostas conta também a nível nacional a Assembleia de Jovens em Fátima, a 23 de fevereiro, e o Fátima Jovem e Festival Nacional da Canção mensagem, a 4 e 5 de maio, promovidas pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, e a realização no Algarve da Peregrinação dos Jovens do Movimento da Mensagem de Fátima, de 5 a 7 de abril, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Loulé.

Foto Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A equipa do Setor Diocesano da Pastoral Juvenil do Algarve tem como coordenadoras Vânia dos Santos e Ana Mendonça e conta com dois assistentes, o padre Nelson Rodrigues e o padre Tiago Veríssimo.

O encontro de divulgação do calendário das atividades teve a participação de 30 responsáveis de grupos de jovens das paróquias de Algoz, Alvor, Lagoa, Moncarapacho, Monchique e Silves, na sexta-feira 19 de outubro, no Centro Pastoral de Pera, divulga o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

CB

Partilhar:
Share