Pastoral Operária denuncia «dramas»

Coimbra, 30 abr 2012 (Ecclesia) – Os organismos católicos que integram a Pastoral Operária de Portugal alertaram hoje, em comunicado, para os “dramas que hoje se vivem” no país, considerando que os mesmos “têm raiz no desemprego, a emigração, o trabalho precário, o empobrecimento”.

A posição é assumida pelo coordenador da Pastoral Operária, Américo Monteiro Oliveira, após o encontro nacional dos movimentos do setor, que decorreu este domingo em Coimbra.

Segundo este responsável, os católicos têm de assumir “o desafio de ver com esperança para um agir solidário” e promover uma “nova mentalidade, perante esta situação que mantém forte tendência para se agravar”.

“Ninguém espere uma sociedade perfeita, mas é nestes momentos que as populações mais débeis passam maiores dificuldades agravadas pela falta de líderes íntegros e com sentido ético e de justiça”, refere o documento.

A Comissão Nacional de Pastoral Operária (CNPO) defende a necessidade de “alterar atitudes e comportamentos”.

“Se não readquirirmos a confiança nas instituições, se não nos esforçarmos por uma conversão pessoal, contribuindo cada um na medida das suas possibilidades para transformar o mundo e o mundo ser melhor, todos perderemos”, alertam os movimentos católicos.

O encontro nacional, sob o lema ‘Ver com esperança para um agir solidário, perante a atual situação socioeconómica’, contou com a participação de cerca de 300 pessoas e a presença do bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.

A convocatória do encontro assinalava que “o problema do desemprego no meio operário é o principal desassossego dos dias de hoje e coloca em causa uma vida equilibrada”.

A CNPO fala numa realidade nacional “fortemente marcada pelo desemprego, por salários baixos e em atraso, pela desregulação do trabalho, por dificuldades graves de muitas famílias do meio operário”.

A Pastoral Operária congrega vários organismos da Igreja Católica: JOC (Juventude Operária Católica), LOC/MTC (Liga Operária Católica/Movimento de trabalhadores Cristãos), MAAC (Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças), PEMO (Padres em Mundo Operário) e REMO (Religiosas em Mundo Operário).

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top