Paulus: Editora católica revela iniciativas para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Celebração marca o lançamento do novo site da revista «Família Cristã»

Lisboa, 07 mai 2016 (Ecclesia) – A Paulus Editora assinala este domingo o 50.º Dia Mundial das Comunicações Sociais com o lançamento do novo site da revista ‘Família Cristã’ e de um vídeo sobre a comunicação na Igreja Católica, com o cónego António Rego.

Sobre o novo site da revista ‘Família Cristã’, uma aposta da Paulus já com mais de 60 anos, a editora católica quis apostar numa “imagem renovada” e com “mais conteúdos multimédia”, adianta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

De acordo com o padre José Carlos Nunes, superior regional dos Paulistas em Portugal e diretor editorial da PAULUS Editora, “o objetivo não é só assinalar o Dia Mundial das Comunicações Sociais mas também ajudar a compreender a sua importância na Igreja e na sociedade”.

“A Pastoral da Comunicação, na Igreja, ainda é a filha pobre de toda a pastoral. É preciso aumentar a consciência de que a comunicação é um dos maiores motores de oportunidades de transformação da sociedade”, frisa aquele responsável.

Numa “retrospetiva” dedicada às últimas décadas da presença católica nos media, o cónego António Rego destaca a atenção que a Igreja sempre tem dedicado a esta temática, sobretudo a partir do “Concílio Vaticano II” e da publicação do decreto ‘Inter Mirifica’, a 4 de dezembro de 1963.

“E depois, a cada ano, um documento, consoante a humanidade ia vivendo problemas, esperanças, procuras, pesquisas, os diversos Papas foram sempre atualizando essa relação com os meios de comunicação”, realça o antigo diretor da Agência ECCLESIA.

Para o sacerdote, desafios como “a internet, o digital, as novas formas de comunicação (…) fazem destes 50 anos um marco na história não apenas da Igreja mas também do mundo”.

O cónego António Rego destaca também a mensagem do Papa Francisco para este ano, “que faz uma unidade entre comunicação e misericórdia, ou seja, o coração aberto do Homem que faz a comunicação”.

“É a partir daí que o Papa diz que toda a comunicação hoje deve ter o coração próximo do coração, que os media hoje tenham essa capacidade de unir a humanidade, informar mas também dar conteúdo a essa própria obra admirável da misericórdia, que é estarmos em contacto uns com os outros”, salienta.

No âmbito da comemoração do 50.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais lançou esta quinta-feira, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, um livro com todas as mensagens que os Papas dedicaram a este tema.

Um projeto que foi feito em colaboração com a Paulus Editora e que reúne reflexões dos Papas Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top