Porto: Bispo deseja que encíclica «Laudato Si» seja divulgada e «refletida profundamente»

D. António Francisco dos Santos anuncia plano pastoral para «nova perspetiva eclesial»

Porto, 01 jul 2015 (Ecclesia) – O bispo do Porto anunciou numa mensagem à diocese a apresentação do Plano Diocesano de Pastoral para uma “nova perspetiva eclesial”, convidando todos a refletir sobre a encíclica do Papa dedicada ao ambiente.

“Trata-se de um texto pleno de oportunidade, inscrito na doutrina social da Igreja, que revela a coragem profética do Papa Francisco, ao trazer para a vanguarda da missão da Igreja, a urgência de velarmos pelos dons da criação, de cuidarmos da casa comum da Humanidade e de velarmos pela ‘mãe terra, que nos sustenta e governa’”, assinala D. António Francisco dos Santos.

Na mensagem, enviada à Agência ECCLESIA, o bispo do Porto deseja que a primeira encíclica “exclusivamente” do Papa Francisco seja “divulgado em todas as comunidades cristãs” e refletido “profundamente” nas famílias, nos grupos e nos movimentos apostólicos.

O prelado destaca ainda que a encíclica ‘Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum’ mais do que uma “oportuna reflexão”, é um convite e um alerta do Papa a “todos os habitantes da terra” a um compromisso comum numa “cultura nova” e numa “educação diferente” com vista a uma “aliança” entre a humanidade e o ambiente.

“Cuidar da casa comum da humanidade é também uma verdadeira e bela missão da Igreja, hoje”, acrescentou.

D. António Francisco dos Santos anuncia também que vai apresentar o Plano Diocesano de Pastoral do Porto, para “uma nova perspetiva eclesial” e para um horizonte de cinco anos (2015-2020), no dia 10 de julho, às 21h30, na Casa Diocesana de Vilar.

“Partimos para este Plano Diocesano de Pastoral conscientes da importância de termos um lema – ‘A alegria do Evangelho é a nossa missão’ – que nos una e nos congregue, um plano que nos anime e mobilize, um programa que nos organize e incentive e um calendário que nos informe das atividades delineadas e dê visibilidade às ações realizadas”, desenvolve.

Segundo o bispo do Porto, a apresentação antecipada do plano pastoral “é um gesto pedagógico” a anunciar um verdadeiro caminho sinodal que a todos envolva e mobilize para a ação pastoral.

No próximo Jubileu da Misericórdia, que a Igreja vai viver entre 8 de dezembro de 2015 e 20 de novembro de 2016, D. António Francisco dos Santos pretende que a diocese acolha os “dons de Deus” e traduza-os em obras de misericórdia.

Na mensagem à diocese, o prelado informa ainda que no dia 12 de julho vai presidir à ordenação de novos presbíteros e diáconos a caminho do Presbiterado, “novos servidores da Igreja como uma bênção concedida à Igreja do Porto”.

Neste contexto convida, “com muita alegria e renovada gratidão”, toda a Diocese a participar na celebração na Sé do Porto, a partir das 16h00, para a ordenação de quatro futuros sacerdotes diocesanos, e dois religiosos, um da Ordem de São Bento (Beneditino) e outro da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos); vão ser também ordenados diáconos, rumo ao presbiterado, três alunos do seminário do Porto.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top