Evento fez memória do falecido bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos

Foto: Voz Portucalense

Porto, 02 jun 2018 (Ecclesia) – As Equipas de Jovens de Nossa Senhora dinamizaram o primeiro Faith’s Night Out (FNO) no Porto onde 12 oradores, em sete minutos cada, partilhou “valores vividos” na sua “realidade concreta” e destacou-se a homenagem ao falecido bispo D. Francisco dos Santos.

O jornal diocesano ‘Voz Portucalense’ informa que durante um momento musical foi transmitido uma “pequena apresentação” sobre D. António Francisco dos Santos, “um grande impulsionador do lançamento deste evento no Porto”.

Foram frases e imagens do antigo bispo do Porto, falecido em setembro de 2017, que recordaram o seu “testemunho cristão” e “comoveram” a audiência, este sábado, no Auditório Ilídio Pinho, da Universidade Católica Portuguesa.

Os oradores foram desafiados a falar do tema da “esperança” em áreas como o voluntariado, a ciência, as empresas, a vida familiar, a medicina ou a vida religiosa e sacerdotal.

As Equipas de Jovens de Nossa Senhora para a primeira edição do FNO Porto convidaram, por exemplo, a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, que falou sobre ‘A esperança abre novos horizontes’ e o cientista João Paiva de ‘Ciência e Fé’.

‘Sede alegres na esperança’ foi o testemunho pedido ao padre diocesano José Azevedo e o seminarista Luís Lencastre que aos 29 anos está no 4.º ano de Teologia e sonha em “ser pároco”, depois de ter tirado gestão hoteleira, refletiu que ‘Um cristão é um missionário da esperança’.

‘Enquanto há vida há esperança’; ‘Cristãos com esperança, mesmo quando tudo parece perdido’ ou ‘Deus sonha e transforma o mundo’ e ‘Não há política sem esperança’ foram outros temas apresentados este sábado.

O ‘Faith’s Night Out’ surgiu em 2013, em Lisboa, idealizado pelas Equipas de Jovens de Nossa Senhora, a partir das ‘TedTalks’, quando queriam angariar fundos para um encontro internacional do movimento católico e para transmitir experiências de Fé de uma forma simples e cativante.

Para este ano ainda está marcada mais uma estreia do evento católico, desta vez em São Paulo, no Brasil, a 6 de outubro, depois de cinco edições em Lisboa e terem reunido 1500 pessoas, a 17 de fevereiro, no tema ‘A verdade vos fará livres’.

CB

Partilhar:
Share