Iniciativa partilha experiências em andamento nas dioceses portuguesas

Lisboa, 12 mar 2018 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja realiza hoje o primeiro seminário no âmbito do Projeto ‘Thesaurus’, um programa ligado ao trabalho de inventário do património católico nas dioceses e paróquias

“É uma iniciativa que pretende tornar mais visível o trabalho que tem vindo a ser feito”, explica Sandra Costa Saldanha, diretora daquele organismo, em declarações à Agência ECCLESIA.

Aquela responsável recorda que o projeto ‘Thesaurus’ começou a ser implementado em 2014, visando a modernização do trabalho de inventário à volta do património móvel e imóvel da Igreja Católica em Portugal, nomeadamente através da informatização de toda a informação existente acerca desses bens.

No entanto, apesar das várias iniciativas já realizadas neste âmbito, a face “visível” de todo este esforço tem estado mais afastada da esfera pública, “de todos”.

O lançamento deste seminário, hoje, no Paço Episcopal do Porto, pretende “apresentar o trabalho que tem sido desenvolvido”.

“Vamos ter não só presentes algumas dioceses já com experiência consolidada nesta área do inventário como algumas que iniciaram os seus processos justamente com o projeto Thesaurus e que vão partilhar um pouco aquilo que tem sido o seu processo de trabalho”, completa Sandra Costa Saldanha.

O evento vai reunir responsáveis, agentes diocesanos, inventariantes, técnicos e outros profissionais envolvidos neste setor.

JCP

Partilhar:
Share