Portugal: Desemprego preocupa responsáveis católicos

Coordenador nacional da Pastoral Operária teme crescimento de «problemas sociais de extrema gravidade»

Coimbra, 29 abr 2012 (Ecclesia) – O aumento do desemprego e a “desregulação do trabalho” preocupam a Comissão Nacional de Pastoral Operária (CNPO), organismo da Igreja Católica em Portugal, que hoje promove um encontro com representantes de todo o país.

“O problema do desemprego no meio operário é o principal desassossego dos dias de hoje e coloca em causa uma vida equilibrada”, assinala o coordenador nacional da Pastoral Operária, Américo Monteiro, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, manifestando receio quanto ao aumento de “problemas sociais de extrema gravidade”.

Neste contexto, alerta-se para a existência de “cortes em necessidades essenciais, por vezes, na saúde ou na própria alimentação”.

A crise económica, refere este responsável, provoca “insegurança” aos que têm trabalho, “precariedade no emprego, receio quanto ao futuro e à formação dos filhos dos trabalhadores”.

“Assistimos diariamente a notícias de cortes, que geram mais desemprego, pobreza, desestruturação familiar, condições de vida que desrespeitam a dignidade humana, violência, o aumento de sentimentos de xenofobia”, assinala Américo Monteiro.

A CNPO fala numa realidade nacional “fortemente marcada pelo desemprego, por salários baixos e em atraso, pela desregulação do trabalho, por dificuldades graves de muitas famílias do meio operário”.

O encontro nacional de Pastoral Operária vai decorrer no Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra, sob o lema “Ver com esperança para um agir solidário, perante a atual situação socioeconómica”.

A iniciativa visa uma “reflexão em conjunto sobre os problemas sérios que hoje se põem ao mundo do trabalho” e o papel dos “cristãos comprometidos com o meio operário”.

A Pastoral Operária congrega os organismos que fazem trabalho de Igreja no mundo operário: JOC (Juventude Operária Católica), LOC/MTC (Liga Operária Católica/Movimento de trabalhadores Cristãos), MAAC (Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças), PEMO (Padres em Mundo Operário) e REMO (Religiosas em Mundo Operário).

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top