Irmã Sílvia Maria de Carvalho Moreira tem 45 anos e chega ao cargo depois de 10 anos de missão em África

Foto A Irmã Sílvia Moreira, nova Superiora Provincial das Hospitaleiras em Portugal. Créditos: Filipa Couto

Sintra, 20 out 2018 (Ecclesia) – As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus escolheram para nova superiora da Província portuguesa a Irmã Sílvia Maria de Carvalho Moreira, que vai exercer esta missão durante os próximos seis anos.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a congregação adianta que a nova responsável, de 45 anos, assume os “destinos” da ordem religiosa com “serenidade e confiança na proteção de Deus, no amparo de Maria, no apoio das irmãs e de todos os outros membros da Comunidade Hospitaleira”.

Nos últimos 10 anos, a nova Superiora Provincial esteve a trabalhar em África, mais concretamente em Angola e Moçambique.

Nestes dois países, que fazem parte da Província Portuguesa, a Irmã Sílvia Maria de Carvalho Moreira “exerceu funções de Técnica de Serviço Social” e foi responsável pela “formação e acompanhamento das irmãs juniores em Moçambique, assim como pela animação da comunidade em Angola”.

Natural de Paranhos, na Diocese do Porto, onde nasceu a 8 de abril de 1973, a Irmã Sílvia Maria de Carvalho Moreira entrou na congregação das Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus em 1999 e fez a sua profissão perpétua na Casa de Saúde de Idanha, em 2006.

Licenciada em Serviço Social e em Teologia, pela UCP, a religiosa fez em 2015 o curso de Formação Pedagógica de Formadores em Angola.

As irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus estão presentes em quatro continentes e 27 países, incluindo Portugal, e têm como principal função “continuar no tempo, e nos diferentes contextos, a missão sanadora de Jesus de Nazaré, principalmente junto dos doentes psíquicos e físicos, dos mais pobres e necessitados”.

No nosso país, a congregação reúne atualmente cerca de 160 religiosas, distribuídas por 12 centros assistenciais no continente e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores; são apoiadas por dois mil colaboradores e prestam apoios de saúde, nas área da Psiquiatria e Saúde Mental, a mais de 3 mil pessoas.

A eleição da nova Superiora Provincial, a Irmã Sílvia Maria de Carvalho Moreira, teve lugar durante o Capítulo Provincial da congregação, que está a decorrer até este domingo na Casa de Saúde de Idanha, em Sintra.

JCP

Partilhar:
Share