Portugueses acompanham entusiasmo no Rio

Departamento Nacional da Pastoral Juvenil prepara acolhimento aos peregrinos

Rio de Janeiro, 16 jul 2013 (Ecclesia) – Os responsáveis do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) estão no Rio de Janeiro a preparar o acolhimento aos peregrinos portugueses que vão participar na próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“As primeiras JMJ faladas em português estão a ser vividas como um novo amanhecer. Um caminho que se faz e vive. O dinamismo vai crescendo a toda a hora”, refere Bruno Leite, do DNPJ, à Agência ECCLESIA.

O responsável fala numa “alegria contagiante nas ruas”, por onde estão a passar os símbolos das JMJ, reunindo à sua volta alguns do cerca de 600 portugueses que já chegaram.

Os participantes que se encontram no Brasil celebram a Semana Missionária, ou pré-jornada, que tem como objetivo possibilitar que todos os jovens conheçam um pouco mais das Igrejas locais, através da troca de experiências (participando de diversas campanhas e projetos de solidariedade), do enriquecimento da fé (com momentos de oração e meditação, aprofundando o encontro pessoal com Jesus Cristo) e o intercâmbio cultural.

O trabalho pastoral, nestas pré-jornadas vai ser nas paróquias de Santa Teresinha, Bom Sucesso e Santuário da Penha.

“As jornadas estão vivas e as recentes manifestações não agitam. O povo está na rua para viver a sua fé e partilha com os outros, e é aí que o amor se nota”, assinala Bruno Leite.

A 28ª Jornada Mundial da Juventude vai decorrer entre 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro e tem como lema ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

Esta será a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Buenos Aires (Argentina), em 1987, na primeira ocasião em que a iniciativa criada por João Paulo II (1920-2005) saiu de Roma.

O Papa Francisco vai participar nos atos conclusivos deste encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, naquela que será a sua primeira viagem ao estrangeiro desde o início do pontificado.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top