Texto reune as sugestões de 300 jovens de todo o mundo para o Sínodo dos Bispos, que vai decorrer em outubro, e foi entregue ao Papa

Foto vaticannews.va – Representantes de língua portuguesa na reunião pré-sinodal

Cidade do Vaticano, 22 mai 2018 (Ecclesia) – A Secretaria do Sínodo dos Bispos publicou hoje em português o Documento Final da Reunião Pré-sinodal, que decorreu entre os dias 19 e 24 março no Vaticano, com jovens de todo o mundo.

A inédita reunião levou ao Vaticano mais de 300 jovens de todo o mundo, crentes e não-crentes, para falar da sua situação e terminou com apelos a assumir as mudanças da era dos ‘social media’.

“Desejamos uma Igreja acessível através das redes sociais e dos vários espaços sociais”, assinala o documento conclusivo dos trabalhos, divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé.

Ao contrário do que é habitual, o texto original é a versão em inglês e não a italiana.

A versão em português pode agora ser consultada no portal do Sínodo dos Jovens, que vai decorrer no Vaticano no mês de outubro.

“O impacto dos ‘social media’ na vida dos jovens não pode ser subestimado, as redes sociais são uma parte significativa da identidade e do modo de vida dos jovens; os ambientes digitais têm um grande potencial para unir pessoas por cima de distâncias geográficas, como nunca antes”, pode ler-se no Documento Final.

Os jovens participantes, incluindo três portugueses, admitem que a tecnologia pode potenciar, no entanto, situações de isolamento e “aborrecimento”, limitando os contactos a quem pensa da mesma forma.

“Faltam espaços e oportunidades para encontrar-se com a diferença”, assinala o texto.

Os participantes deixam uma nota sobre o “desacordo” que existe entre muitos jovens em relação a ensinamentos da Igreja Católica nas áreas mais “controversas” e convidam os católicos a ir ao encontro das pessoas nos locais onde elas socializam, nos bares, cafés, estádios ou espaços culturais.

Os trabalhos inaugurados pelo Papa, em Roma, foram acompanhados por mais 15 mil jovens, através de seis grupos linguísticos no Facebook, incluindo o português, com contributos incluídos no documento conclusivo.

A reunião foi convocada por Francisco para preparar a próxima reunião do Sínodo dos Bispos, que em outubro vai debater, no Vaticano, o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

OC/PR

Partilhar:
Share