Póvoa de Varzim, 11 jun 2018 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D, Jorge Ortiga, vai presidir à sessão de lançamento da autobiografia da Beata Alexandrina Maria da Costa, às 17h00, de 14 de junho, no Centro Regional da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

A Fundação Alexandrina de Balasar destaca que a apresentação do novo livro é um “marco histórico” na vida da Beata portuguesa e que na publicação conta um comentário pastoral.

No seu sítio online, informa que a autobiografia se insere num conjunto das Obras Completas de Alexandrina Maria da Costa que estão a ser estudadas, com “rigor científico e credível”, pelo professor na UCP, Alexandre Duarte Freire, com formação em Teologia Mística.

A fundação recorda que assinou um protocolo que tinha como finalidade o estudo científico e publicação dos escritos de Alexandrina com a Universidade Católica Portuguesa, representada presidente do Centro Regional de Braga da instituição, professor João Duque, a 25 de abril de 2012.

“Vamos continuar com os estudos dos outros escritos, que serão publicados em vários volumes”, acrescenta.

Depois da sessão de lançamento presidida por D. Jorge Ortiga, no dia 14 de junho, no Centro Regional da Universidade Católica, em Braga, a fundação realça que futuramente vão promover outra apresentação da nova publicação em Balasar.

Alexandrina Maria da Costa nasceu a 30 de março de 1904 e morreu no dia 13 de outubro de 1955.

A leiga pertencente à União dos Cooperadores Salesianos foi declarada Beata pelo Papa São João Paulo II, a 25 de abril de 2004, no Vaticano.

Entre os dados apresentados na nota biográfica publicada nessa ocasião refere-se que “depois de 27 de março de 1942, Alexandrina deixou de se alimentar, vivendo exclusivamente da Eucaristia”.

Este ano, pelo 14.º aniversário da beatificação, a 25 de abril, o Santuário de Balasar, no Concelho de Póvoa de Varzim, recebeu “uma média de 3500 peregrinos” para assistirem às cerimónias; A Eucaristia dos doentes foi presidida pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

CB

Partilhar:
Share