Publicações: Obra mostra Marcelo Rebelo de Sousa como «O Presidente dos afetos»

Edição percorre os tempos do «Grupo da Luz», fala presidência «como missão» e das religiões como «essenciais à sociedade» 

Lisboa 30 out 2018 (Ecclesia) – A Paulus Editora vai publicar na próxima semana o livro “Marcelo Rebelo de Sousa – O Presidente dos afetos”, de Cláudia Sebastião, olhando para o “lado humano, afetivo e para a dimensão social do Presidente da República”.

A obra apresenta, no primeiro capítulo, o percurso biográfico de Marcelo Rebelo de Sousa, o “sonho de ser professor catedrático”, o acompanhamento do Concílio Vaticano II, o “Grupo da Luz” e a atenção à justiça social no seu percurso como “professor catedrático, jornalista e político”.

Os seis capítulos seguintes referem-se à presidência de Marcelo Rebelo de Sousa, que abraça “por missão”, para ser “a voz dos que não têm voz”, criar proximidade ao ponto de se descobrir “um chefe de Estado sentado no chão”, com “preferência pelos idosos”, que sentiu “o peso da tragédia dos incêndios”, quis ser “voluntário de cuidados paliativos” e considera as “religiões essenciais à sociedade”.

Em sete capítulos, Cláudia Sebastião mostra um presidente da República “conhecido como ‘Presidente dos Afetos’”, que “tem o mesmo à-vontade com chefes de Estado e com presos ou sem-abrigo”.

“É um homem de fé e acredita que a política deve servir os outros”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A obra da jornalista da revista ‘Família Cristã’ mostra Marcelo Rebelo de Sousa em ocasiões inesperadas, menos formais e de proximidade com todas as pessoas: “senta-se no chão a falar com sem-abrigo, abraça e conforta quem chora desesperadamente, dorme pouco, sabe tudo sobre medicamentos, prega partidas e brinca com crianças”.

A Paulus Editora informa  que o livro resulta de mais de uma dezena de entrevistas a amigos do presidente da República e a quem lidou “de perto” com Marcelo Rebelo de Sousa, da investigação das suas intervenções públicas, registadas em mais de 2000 vídeos até ao verão de 2018 na página da internet da presidência.

Para a redação da obra, Cláudia Sebastião fez a “análise de trabalhos jornalísticos, declarações públicas não oficiais e livros publicados”.

Na introdução da obra, enviada à Agência ECCLESIA, a autora refere que ao longo do livro revelam-se episódios pouco comuns para um chefe de Estado, como embalar bebés na prisão de Tires, onde cumprimentou todas as reclusas e ensinou uma delas a “melhorar a maquilhagem, prolongando o risco sob os olhos”.

“Dorme pouco, lê muito. Há quem lhe chame hiperativo. Sabe tudo sobre medicamentos, prega partidas e brinca com crianças. Ao visitar a Cova da Moura, ajuda uma mulher a apanhar a roupa e mostra como costuma estender a sua”, escreve Cláudia Sebastião na introdução ao livro.

O comunicado da Paulus Editora acrescenta que, com a publicação desta obra, quer “homenagear” o presidente da República, que celebra o 70º aniversário em dezembro, e “contribuir para que muitos possam conhecer o lado humano, afetivo e próximo de Marcelo Rebelo de Sousa”.

PR

Introdução à obra “Marcelo Rebelo de Sousa – O Presidente dos afetos”

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top