Organização quer «tornar mais eficiente gestão de resíduos» no Bairro da Boa Morte

Lisboa, 07 jun 2018 (Ecclesia) – A organização católica Leigos para o Desenvolvimento (LD) está a dinamizar uma campanha de crowdfunding (angariação de fundos) para o Projeto ‘Bairro Limpo’, o Bairro da Boa Morte, em S. Tomé e Príncipe.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a organização católica não-governamental para o desenvolvimento explica que no Bairro da Boa Morte, na cidade de São Tomé, à “paisagem tropical e verdejante” junta-se o lixo que faz parte da paisagem “como os coqueiros ou as mangueiras”.

Para resolver o problema ambiental no bairro periférico da capital de S. Tomé e Príncipe, os Leigos para o Desenvolvimento estão a promover uma campanha de crowdfunding para angariar dois mil e quinhentos euros (2.500€).

A angariação de fundos decorre até ao dia 20 de julho, e se atingiram o objetivo vão comprar uma moto-carrinha para “agilizar a recolha e transporte de lixo” e tornar mais eficiente a gestão de resíduos.

Com o projeto ‘Bairro Limpo’ a instituição pretende “criar e implementar” um modelo comunitário de recolha e deposição de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) para que o bairro fique “mais saudável, com melhor imagem e assim atraia mais turistas e investimento”.

“Num terreiro onde as crianças brincam, mas onde é fácil tropeçar em embalagens de plástico; Palmeiras bem altas e frondosas, mas nas suas sombras descansam pequenos montes de antigas latas de conserva”, é a paisagem que os Leigos para o Desenvolvimento querem mudar com a campanha de crowdfunding ‘Bairro Limpo’.

A ONGD católica trabalha, há 32 anos, pelo “desenvolvimento integral e integrado” em países de expressão portuguesa e atualmente tem também projetos em Angola, Moçambique, Portugal.

CB

Partilhar:
Share